VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo apresenta novas ambulâncias do Samu

Cinco novos veículos foram apresentados em ato oficial nesta quarta-feira; viaturas irão ampliar o serviço de atendimento da cidade

  • Cinco novas ambulâncias são entregues em São Bernardo.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Redação
  • Publicado em: 07/11/2018
  • Compartilhar:

Cinco novos veículos foram apresentados em ato oficial nesta quarta-feira; viaturas irão ampliar o serviço de atendimento da cidade

ambulâncias

Cinco novas ambulâncias são entregues em São Bernardo. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

A prefeitura de São Bernardo entregou nesta quarta-feira (07/11) cinco novas ambulâncias ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os novos veículos foram encaminhados à cidade por meio do Governo Federal, via Ministério da Saúde, cada ambulância custou, em média, R$ 170 mil. Ao todo, o Samu opera no município com 14 ambulâncias, sendo 12 do modelo básico, duas avançadas, com equipamentos semelhantes a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e duas motolâncias.

São Bernardo realiza, em média, 4,5 mil atendimentos por mês e conta com uma equipe de profissionais, composta por 43 médicos, 26 enfermeiros, 64 técnicos/auxiliares de enfermagem e 55 condutores de veículos de urgência.

Hoje, estamos comemorando a vinda desses cinco modelos, porém nosso objetivo é chegar em 2020, com 100% da frota renovada. Um serviço apropriado e de qualidade, é crucial na hora de salvar ou até mesmo curar a vida dos nossos pacientes”, disse o prefeito Orlando Morando (PSDB).

Transporte sanitário

Além do Samu, São Bernardo possui um serviço no transporte de passageiros para hospitais e unidades de saúde. A cidade conta com 15 ambulâncias atuando no serviço e, por dia, são realizados, em média, 120 transportes. O serviço auxilia os pacientes que realizam tratamento no próprio município ou em outras cidades do Estado, como por exemplo, o hospital de Câncer de Barretos.

Para a execução do atendimento, a Prefeitura possui um contrato com empresas privadas. Em média, serão investidos R$ 17.594 por carro, sendo que o salário do motorista da ambulância já está incluso no total. No vínculo estabelecido, as empresas devem trocar a frota a cada cinco anos.