São Bernardo entrega gratuitamente 400 óculos de grau a alunos

Prefeito Orlando Morando acompanhou a entrega das primeiras unidades na manhã desta segunda-feira

 

Prefeito Orlando Morando acompanhou a entrega das primeiras unidades na manhã desta segunda-feira. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

A Prefeitura de São Bernardo iniciou a entrega gratuita de 400 óculos de grau a estudantes da Rede Municipal, nesta segunda-feira (20/07). Nesta etapa do programa, as crianças estão sendo atendidas na Policlínica do Alvarenga – localizada na Estrada dos Alvarengas, 1.211. O investimento municipal é de aproximadamente R$ 100 mil.

Normalmente, esta primeira triagem acontece nas escolas, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). Porém, com as aulas suspensas, por conta da pandemia de COVID-19, os atendimentos foram direcionados para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as crianças foram encaminhadas ao oftalmologista para exames complementares.

“Com a retomada dos atendimentos de especialidades em julho, pudemos dar andamento ao programa. Esta é uma importante ferramenta para contribuir com o ensino de nossas crianças, identificando e corrigindo problemas visuais, que por ventura podem atrapalhar na aprendizagem e na vida escolar dos alunos”, declarou o chefe do Executivo, Orlando Morando, que acompanhou as primeiras entregas.

- Publicidade -

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, o principal objetivo é facilitar o acesso da população escolar à consulta oftalmológica e a utilização de óculos corretivos. “Com esta ação, reduzimos também as taxas de repetência e evasão escolar”, complementou o secretário.

AÇÃO APROVADA – A estudante do 3° ano da EMEB Gomes Cardin, Yasmin de Almeida, já tinha feito o primeiro teste na escola e se queixava de dores de cabeça para a mãe, Maria de Almeida.

“Quando a escola entrou em contato comigo, eles explicaram que a minha filha poderia precisar de óculos e, assim que as consultas voltaram, me informaram do agendamento. Viemos, passamos no médico e hoje estamos aqui para retirar os óculos, estou muito satisfeita com a atenção e com o tratamento que recebemos”, declarou.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) – A ação acontece em parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação. Profissionais da Atenção Básica aplicam o teste de Snellen nas escolas para realizar triagem dos alunos que necessitam ser encaminhados ao oftalmologista. Somente no ano passado, o Programa Saúde na Escola identificou alterações suspeitas na visão de 819 crianças da rede municipal, após o exame inicial.

 

Share
Published by
Gislayne Jacinto

Recent Posts

Cerco policial acaba com dois criminosos sem vida em Mauá

Ao perceberem a aproximação da viatura, os ocupantes tentaram fugir, dando início a uma perseguição

5 horas ago

Concurso de São Bernardo é prorrogado até 2027 para cargos na Educação

Decisão sobre concurso publicada no Diário Oficial desta sexta-feira estende para mais dois anos o…

5 horas ago

Marcelo Lima sanciona Lei que altera nome da GCM para Polícia Municipal

Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…

7 horas ago

Aniversário de Ribeirão Pires terá Elba Ramalho, Entoada Nordestina e inaugurações

Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…

10 horas ago

Dupla é presa por tráfico na divisa entre São Bernardo e São Caetano

No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…

11 horas ago

Foragido por roubo é preso em SBC com maquininha de cartões usada em golpes

Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…

11 horas ago