Passados dez anos da conquista da sua casa própria, a promotora de eventos Juliana Ramos de Deus, de 36 anos, conseguiu obter a escritura de seu imóvel. Ao lado da sua filha Aylla, de 2 anos, a moradora foi uma contempladas, neste sábado (17/08), pela entrega de 772 escrituras feitas pelo prefeito Orlando Morando, no Conjunto Habitacional Silvina Oleoduto. O ato foi acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, do secretário de Habitação, João Abukater, e vereadores da base aliada.
As entregas fazem parte do maior programa de regularização de São Bernardo, o “A Casa é Minha”, que tem por objetivo transferir a propriedade definitiva de moradias, com o registro no Cartório de Imóveis, àqueles que comprovarem a posse de fato e utilizarem a área para fins de moradia. Desde seu lançamento, o programa já oficializou mais de 5 mil imóveis.
“Para muitos ter a escritura nas mãos pode não significar nada, mas para mim é uma alegria que não consigo descrever. Com esse documento em mãos tenho certeza que minha filha terá onde morar quando crescer. Hoje posso falar com convicção que essa casa é minha agora”, contou emocionada Juliana.
A entrega feita pelo Administração municipal, por meio da Secretaria de Habitação, contemplou famílias que residem em seis condomínios do conjunto habitacional. São eles: Salgueiro, Silveiras, Goiabeiras, Macieira, Jequitibás e Manacá. Tudo isso, sem custo algum para moradores. Para efetivar a ação, a Prefeitura empenhou R$ 700 mil no mapeamento das famílias e emissão das escrituras.
“A escritura é o único documento legítimo que reconhece a propriedade desses imóveis. Com mais esta entrega, estamos proporcionando a tranquilidade dessas famílias de que ninguém irá tirar deles o que foi conquistado com muito esforço, garantindo segurança jurídica para esses moradores”, destacou o prefeito Orlando Morando.
SEGURANÇA
Se tornando de fato os proprietários dos imóveis, os mutuários têm garantido o acesso ao mercado formal de crédito e podem até comercializar suas casas ou transferi-las para seus herdeiros, entre outros benefícios.
“Muitas mães e pais que estão aqui hoje poderão agora ter a certeza que essa casa passará a ser de seus filhos no futuro”, afirmou o secretário de Habitação, João Abukater.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Desde o início da atual gestão, em 2017, mais de 5 mil moradias foram regularizadas em São Bernardo. Entre os núcleos beneficiados estão: Vila dos Poetas, Jardim Belas Artes, Vila Mariana, FEI-Mizuho, Conjunto Nova Baeta/Pai Herói, entre outros. Até 2020, a expectativa é chegar a aproximadamente 16 mil imóveis regularizados.
Ao perceberem a aproximação da viatura, os ocupantes tentaram fugir, dando início a uma perseguição
Decisão sobre concurso publicada no Diário Oficial desta sexta-feira estende para mais dois anos o…
Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…