Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Variedades

São Bernardo e Santo André retomam cirurgias eletivas

Expectativa é realizar 20 procedimentos não urgentes por dia na rede  de Saúde de São Bernardo; na cidade vizinha haverá força tarefa

Última atualização: 28/10/2021 20:30
Por Gislayne Jacinto
Publicado 28/10/2021
Compartilhar

Expectativa é realizar 20 procedimentos não urgentes por dia na rede  de Saúde de São Bernardo; na cidade vizinha haverá força tarefa

Retomada cirurgias eletivas - Foto - Alex Cavanha_PSA
Expectativa é realizar 20 procedimentos não urgentes por dia na rede  de Saúde de São Bernardo; na cidade vizinha haverá força tarefa. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

Em visita ao Hospital de Clínicas (HC), no bairro dos Alvarenga, o prefeito Orlando Morando anunciou, na tarde desta sexta-feira (22/10), a retomada das cirurgias eletivas (não urgentes) na rede de Saúde municipal de São Bernardo. Com a medida, possível graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19 e redução dos casos e internações causadas pela doença na cidade, a expectativa é que sejam realizados entre 600 e 700 procedimentos não urgentes por mês, média de 20 operações por dia.

“O Hospital de Clínicas cumpriu papel fundamental durante a pandemia, atendendo os primeiros casos de vítimas do Coronavírus. Com o avanço da vacinação e a consequente queda das internações, conseguimos reorganizar nossos leitos hospitalares, concentrar os casos de Covid-19 no Hospital Anchieta e proporcionar a retomada destes atendimentos eletivos que, embora não sejam urgentes, também são muito importantes para a saúde da nossa população”, explica o prefeito Orlando Morando.

Secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho destaca que a realização das cirurgias não foi completamente suspensa durante a pandemia, já que os procedimentos oncológicos, cardíacos infantis e de urgência foram feitos normalmente. “As cirurgias foram realizadas de acordo com a demanda e oferta de leitos durante a pandemia, já que nossa prioridade de atendimento foram os casos graves. A partir de agora, nosso centro cirúrgico volta a operar com 100% da capacidade para que possamos atender o quanto antes todos os que aguardam pelo seu procedimento”, diz.

Conforme o diretor do Hospital de Clínicas, Dr. Adilson Casemiro Pires os pacientes que aguardam por cirurgias eletivas estão sendo contatados pelas equipes da Saúde, avaliados e triados de acordo com alguns critérios, entre eles, tempo de espera pelo procedimento, gravidade clínica do caso e diagnóstico de maior prevalência no município. “De forma gradativa e organizada, estamos retomando nossa rotina de atendimentos anterior à pandemia para a população”, ressalta.

Prefeito Orlando Morando anuncia retomada das cirurgias eletivas em São Bernardo. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

Reorganização da rede

No mês de setembro, com a queda dos casos e internações por Coronavírus na cidade, a Prefeitura de São Bernardo reorganizou a quantidade de leitos exclusivos para a Covid-19 e, com isso, houve reforço na rede hospitalar. A ação só foi possível porque a Administração optou pela abertura de dois hospitais permanentes no município (Hospital de Urgência e Novo Hospital Anchieta) ao invés de unidades de campanha.

A rede municipal de Saúde de São Bernardo conta, atualmente, com 926 leitos (769 de enfermaria e 157 de UTI), incluindo o Complexo Hospitalar e as UPAs, sendo que 24% estão destinados ao tratamento da Covid-19. Antes da pandemia, em fevereiro de 2020, a cidade possuía 751 leitos públicos municipais, o que representa que houve aumento de 20% no número de leitos na cidade.

 Santo André realiza força-tarefa de cirurgias eletivas

Dando continuidade ao programa Saúde Fila Zero, a Prefeitura de Santo André iniciou mais uma força-tarefa. Desta vez, os esforços são para normalizar a fila de espera por cirurgias eletivas que foram geradas durante o período mais crítico da pandemia.

“Depois de grandes esforços para conter a pandemia e com mais de 90% da população adulta imunizada contra Covid-19, estamos finalmente conseguindo colocar a casa em ordem e voltar, com gestão e planejamento, ao normal. Com isso, mais uma vez o programa Saúde Fila Zero está em operação para regularizar a agenda das cirurgias eletivas de diversas especialidades que se formaram no período mais crítico da pandemia”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Com a ação, a expectativa é atender cerca de 4 mil pessoas que aguardam para realizar procedimentos no Centro Hospitalar Municipal (CHM). As especialidades vascular, urologia, proctologia, cabeça e pescoço e bucomaxilofacial já tiveram as agendas normalizadas. As especialidades de cirurgia geral e cirurgia plástica, que possuem maior quantidade represada, devem ser normalizadas até dezembro deste ano.

“Os pacientes estão sendo preparados, passando por avaliação do cirurgião e do anestesista para que possamos zerar até dezembro toda fila de espera por cirurgia. Com essa iniciativa, o município recoloca em prática o programa Saúde Fila Zero. Já houve a primeira edição desse projeto em que as filas foram zeradas em 100 dias cirúrgicos, mas infelizmente, devido à pandemia, uma nova fila foi formada”, pontua o diretor do Núcleo Executivo de Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar, Victor Chiavegato.

Santo André realiza força-tarefa de cirurgias eletivas. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

Para a diretora do CHM, Dra. Maria Odila Gomes Douglas, os efeitos da ação já são sentidos pelo hospital. “Ver os pacientes saindo felizes com seus problemas resolvidos é algo que alegra a todos os profissionais envolvidos”, comentou.

Mesmo durante o período mais crítico da pandemia, as cirurgias de emergência não foram suspensas, tanto no Centro Hospitalar Municipal como no Hospital da Mulher. As cirurgias eletivas estão sendo agendadas conforme a ordem dos encaminhamentos, respeitando a gravidade da patologia.

O Hospital da Mulher retomou a realização de todas as cirurgias eletivas (que não têm urgência), entre elas, as cirurgias de laqueadura e períneo.

“Durante a pandemia não deixamos de realizar as cirurgias urgentes, como casos de miomas com hemorragia, câncer de mama ou incontinência urinária. Quanto às pacientes de cirurgias eletivas, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde recomendaram aguardar um momento mais seguro para seu tratamento. As cirurgias por videolaparoscopia, por exemplo, foram desaconselhadas pela Anvisa e pelas sociedades médicas de cirurgia, devido risco de contaminação do ar ambiente pelos gases de insuflação do abdome, mas agora, com o avanço da vacinação e o arrefecimento da pandemia, estamos retomando com força total esta técnica, que reduz o tempo de cirurgia, de internação e o risco de complicações”, explicou o médico ginecologista e coordenador da cirurgia ginecológica, Dr. Ricardo Czech.

Moradora do Jardim Santa Cristina, a cabeleireira Thaís Moreira Santos, de 29 anos, optou por fazer laqueadura após o nascimento do quarto filho, que hoje tem 11 meses. “Eu fiz o planejamento familiar quando ainda estava grávida e depois que eu tive minha filha me chamaram. Não foi demorado, foi bem rápido. Já tinha agendado para fazer antes, mas acabou coincidindo com a data do meu casamento, então eu acabei não vindo e depois acabei relaxando. Fiquei super feliz por saber que as cirurgias seriam retomadas. Estou ansiosa para fazer o procedimento. Falaram que vou ter uma recuperação rápida e ter alta em breve. Tive três dos meus quatro filhos no Hospital da Mulher e gosto muito do atendimento daqui”, comentou Thaís Santos.

Segundo o Dr. Ricardo Czech, novos protocolos foram adotados durante a pandemia para garantir a segurança das pacientes e da equipe médica. “Desde o início da pandemia temos adotado todos os procedimentos pré-operatórios de segurança, com aplicação de inventário epidemiológico para saber se essa paciente ou alguém da família está com sintomas da Covid-19. Isso proporciona segurança para todas as pacientes e, também, para a equipe. As cirurgias só têm sido confirmadas após 15 dias da paciente ter recebido a segunda dose da vacina, conforme norma da Anvisa”, explicou.

Além disso, caso haja alguma suspeita em paciente já internada, é realizado o teste do antígeno Covid, com resultado imediato. Se estiver tudo normal com a paciente, as cirurgias são realizadas. São procedimentos relativamente rápidos, com duração de 40 minutos até duas horas, e as pacientes têm alta no mesmo dia ou no dia seguinte.

Para que as cirurgias sejam realizadas há o empenho de uma equipe multidiciplinar composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, técnico de sala, psicólogos, assistentes sociais, anestesistas e equipe de gestão do cuidado, que fazem o rastreio epidemiológico.

 

Tags:cirurgias eletivaspandemiasanto andrésão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior cantor gospel andré santos Cantor gospel dá golpe de R$ 300 mil em lojas e é preso em São Bernardo
Próximo artigo revitalização da estrada galvão bueno Orlando Morando anuncia revitalização asfáltica da Estrada Galvão Bueno

Mais lidas

Vacimóvel é lançado durante campanha do Dia D de Vacinação em São Bernardo
Vacimóvel é lançado durante campanha do Dia D de Vacinação em São Bernardo
11/05/2025
Sertanejo Marrone cai do palco, bate a cabeça e é internado
Sertanejo Marrone cai do palco, bate a cabeça e Bruno atualiza estado de saúde
11/05/2025
Falecimento de pai, mãe e duas filhas causa comoção
Falecimento de pai, mãe e duas filhas causa comoção: Igreja de Sto.André lamenta
11/05/2025
Família inteira morre em acidente no Rodoanel em São Bernardo
Família inteira morre em acidente no Rodoanel em São Bernardo
11/05/2025
Mel e Vanessa são as mães que entraram no esporte para acompanhar as filhas e hoje não vivem sem o skate
Mães skatistas acompanham filhas no esporte em São Caetano
11/05/2025

Recomendadas

Fonte interativa será nova atração da Esplanada do Paço Municipal de São Bernardo
CidadesDestaque 1São Bernardo

Fonte interativa será nova atração da Esplanada do Paço Municipal de São Bernardo

11/05/2025
Festival Sabores da Cidade começa nesta segunda-feira com mais de 200 estabelecimentos participantes
Cultura e LazerSanto André

Em Santo André, Festival Sabores da Cidade começa nesta 2ª com 200 participantes

11/05/2025
Casal joga sardinhas em telhados em SBC e moradores temem que estejam envenenadas
CidadesSão Bernardo

Reviravolta: Homem que jogou sardinhas em telhados de casas em SBC pede desculpas

11/05/2025
Givan inaugura 42º Pet Parque de Santo André e anuncia Complexo Animal
CidadesEspaço PetSanto André

Gilvan inaugura 42º Pet Parque de Santo André e anuncia Complexo Animal

11/05/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?