VOLTAR
  • Variedades

São Bernardo é premiada por projetos de ensino remoto na Educação Infantil

Trabalhos realizados por professoras da rede municipal destacam boas práticas de aprendizado desempenhadas durante a pandemia

  • São Bernardo é premiada por projetos de ensino remoto na Educação Infantil.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 06/04/2021
  • Compartilhar:

Trabalhos realizados por professoras da rede municipal destacam boas práticas de aprendizado desempenhadas durante a pandemia

São Bernardo é premiada por projetos de ensino remoto na Educação Infantil. Foto: Divulgação

O trabalho de excelência desempenhado pela Educação municipal de São Bernardo foi reconhecido em duas premiações voltadas a boas práticas de ensino e aprendizado durante a pandemia causada pelo Coronavírus. Em ambos os casos, os projetos foram desempenhados por professoras com alunos da Educação Infantil durante o ano de 2020, em atividades realizadas por meio do ensino remoto.

Um dos prêmios foi concedido pelo Instituto Melhores Dias às professoras Iara Aparecida Trigo de Sousa, Karina Paula Bernardo, Cecília Bense, Aline Danielle Delamanchi Lopes e Adriana Batista de Souza Agnelli, da EMEB Aldino Pinotti, no Baeta Neves, pelo trabalho realizado de forma remota com alunos da Educação Infantil sobre alimentação saudável. O projeto, intitulado “Desembrulhar menos, descascar mais”, abordou o tema com as crianças por meio de brincadeiras, vídeos, músicas e contações de histórias via WhatsApp, resultando, ao fim do ano, na criação de livro de receitas.

A outra premiação foi concedida pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com apoio do Itaú Social e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), à professora Elisabete Barbosa Oliveira, da EMEB Francisco Beltran Batistini (Paquito), na região do Alvarenga, na categoria Boas Práticas de Professores durante a pandemia. Neste caso, a educadora realizou toda documentação pedagógica do aprendizado das crianças da Educação Infantil e compartilhou as memórias com as famílias por meio do WhatsApp. Por meio das trocas de experiências, a professora e as famílias compartilharam receitas, músicas, dobraduras e histórias, ampliando o engajamento.

“A pandemia causada pelo Coronavírus nos trouxe esse desafio de manter as atividades educacionais, apesar da necessidade do distanciamento social e suspensão das aulas presenciais. Graças ao engajamento dos nossos profissionais da Educação e das famílias, estamos conseguindo manter o aprendizado neste período. É muito importante esse reconhecimento, porque mostra que as crianças estão de fato aprendendo mesmo com o ensino à distância”, destaca o prefeito Orlando Morando.

Para a secretária de Educação de São Bernardo, Silvia Donnini, as premiações conquistadas são importantes para destacar que a educação municipal mantém sua qualidade por meio do ensino remoto. “Nossa estrutura e organização permitem que tanto aqueles alunos que têm acesso à internet quanto os que não têm participem das aulas. As famílias que não têm recursos tecnológicos, retiram as atividades nas unidades de ensino. Nosso compromisso é garantir que todos aprendam”, diz.

ENSINO REMOTO

 

São Bernardo é premiada por projetos de ensino remoto na Educação Infantil. Foto: Divulgação

Desde março de 2020, com o início da pandemia, a Prefeitura de São Bernardo adotou o ensino remoto. Dessa forma, as atividades educacionais são disponibilizadas em versão impressa e on-line, considerando o recurso digital que mais se adapta à realidade da escola e suas práticas com alunos e famílias (WhatsApp, Facebook, Blog e site da escola).

Além disso, os educadores da rede municipal recebem treinamento periódico quanto ao uso das ferramentas digitais, tendo em vista que elas já integravam o cotidiano das unidades escolares antes mesmo da suspensão das aulas presenciais devido à pandemia causada pelo Coronavírus.

CARTÃO MERENDA – Durante a pandemia, a Prefeitura criou o Cartão Merenda, benefício de R$ 85 destinado mensalmente a cada um dos 82 mil alunos da rede municipal para compra exclusiva de alimentos enquanto as aulas não forem retomadas totalmente. Até o momento, a administração já realizou 12 recargas do auxílio, totalizando investimento municipal de R$ 84 milhões.