Em meio aos festejos que celebram os 470 anos de São Bernardo, a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), realizaram, neste sábado (19/08), evento que concretizou mais um avanço no processo de regularização fundiária da cidade. Trata-se da entrega de 1.787 escrituras a moradores de oito conjuntos habitacionais localizados nos bairros Cooperativa e D.E.R.
A cerimônia ocorreu na quadra da EMEB Celso Augusto Daniel, no Jardim Três Marias, e contou com as presenças do prefeito Orlando Morando; do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, representando o governador Tarcísio de Freitas; do presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino; do secretário de Habitação de São Bernardo, João Abukater Neto; da primeira-dama e deputada estadual, Carla Morando; do deputado federal Marcelo Lima; além de vereadores da base aliada e moradores contemplados.
“O Governo do Estado tem sido um grande parceiro do município também na questão da regularização fundiária, que está entre as prioridades da nossa gestão. A escritura garante o título de propriedade para o morador e, mais do que isso, é um reconhecimento do poder público de todo o esforço que a pessoa teve para conquistar seu imóvel. Nossa meta é entregar 50 mil escrituras até o fim de 2024, o que corresponde a aproximadamente 80% de toda a cidade regularizada”, destacou o chefe do Executivo municipal.
Morando reforçou que a escritura do imóvel é a materialização do patrimônio de uma família. “O maior bem que um cidadão tem é a sua vida e a saúde. E, depois, a sua casa, aonde ele cria os seus filhos e protege a sua família”. completou.
Titular da Pasta de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, Marcelo Branco ressalta a importância da parceria entre Prefeitura e Estado para o avanço das melhorias para a população. “Temos feito um grande programa de regularização fundiária no Estado, com a meta de chegar a 200 mil escrituras entregues em quatro anos. E quando a gente pega um município como São Bernardo, que tem um programa próprio e uma determinação do prefeito de fazer essas regularizações, isso se dinamiza muito e a gente consegue aumentar o número de unidades”.
CONJUNTOS REGULARIZADOS
No total, famílias de oito conjuntos residenciais foram contempladas com o título de regularização. São eles: São Bernardo do Campo “K – DER”, na Rua Maria Adelaide L. Quelhas, bairro D.E.R.; São Bernardo do Campo “D – Granja ITO”, na Rua João Antonio Butrico; São Bernardo do Campo “S1”, nas Ruas Cultura da Cidadania e Caminho da Educação; São Bernardo do Campo “U1”, “U2”, “U3”, “V1” e “V2”, situados na Estrada Particular Eiji Kikuti, estes no bairro Cooperativa.
Uma das moradoras mais antigas do D.E.R., a aposentada Hilda Tereza Alves de Souza, 79 anos, destacou a emoção em ter a titularidade de seu imóvel. “Cheguei no D.E.R. aos 6 anos de idade, porque meu pai veio trabalhar na construção da Via Anchieta. Agradeço muito ao prefeito por tudo o que tem feito em São Bernardo e por mais esse presente maravilhoso. Dedico esse presente à minha mãezinha, que está lá no céu”, diz.
Já a moradora do Conjunto São Bernardo do Campo “V1”, no Cooperativa, Ana Gomes da Silva, 70 anos, celebra a conquista da família. “Moro aqui há 19 anos, pagando a prestação da minha casinha com muito suor. Como meu marido já é falecido e não tenho filhos, agora estou tranquila porque posso deixar meu apartamento para uma sobrinha que mora comigo”, observa.
Criado em 2017 pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Habitação, para garantir a titularidade da casa própria a moradores de áreas até então irregulares, o Programa A Casa é Minha atingiu a marca de 35 mil loteamentos regularizados por toda a cidade, consolidando-se como o maior projeto de regularização fundiária da história do município.
Famílias ainda não tituladas por falta de documentação podem realizar o preenchimento dos dados e envio de documentos necessários para o processo de regularização fundiária do lote onde vivem pelo computador, tablet ou celular por meio do endereço eletrônico www.saobernardo.sp.gov.br/web/sehab.
O prefeito e o secretário de Habitação do Estado concederam entrevista coletiva e falaram sobre avanços na regularização fundiária, bem como sobre futuras entregas de escrituras.
Ao perceberem a aproximação da viatura, os ocupantes tentaram fugir, dando início a uma perseguição
Decisão sobre concurso publicada no Diário Oficial desta sexta-feira estende para mais dois anos o…
Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…