VOLTAR
  • Variedades

S.Bernardo e Diadema antecipam vacinação de crianças de 11 anos sem comorbidades

Em São Bernardo, agendamento já está disponível no portal da Prefeitura e no aplicativo na "Palma da Mão"; já em Diadema, moradores podem ir direto na UBS

  • São Bernardo foi a primeira cidade do ABCD a iniciar a vacinação no público de 5 a 11 anos.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/01/2022
  • Compartilhar:

Em São Bernardo, agendamento já está disponível no portal da Prefeitura e no aplicativo na “Palma da Mão”; já em Diadema, moradores podem ir direto na UBS

criança indígena sendo vacinada

São Bernardo foi a primeira cidade do ABCD a iniciar a vacinação no público de 5 a 11 anos. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

As Prefeituras de São Bernardo e Diadema anteciparam para esta quinta-feira (20/01) o inicio da vacinação contra a Covid-19 de crianças de 11 anos sem comorbidades.

No caso de São Bernardo, o cadastro e agendamento para o recebimento das doses são obrigatórios e já estão disponíveis, a partir desta quarta-feira (19/01), tanto no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus) como no aplicativo SBC na Palma da Mão. Para facilitar o atendimento no dia da aplicação, também é necessário preencher os dados no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado. A aplicação ocorre nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, explica que a antecipação do novo grupo foi possível devido ao recebimento de um novo lote de vacinas pediátricas nesta terça-feira e ao bom desempenho da vacinação de crianças com comorbidades. “Disponibilizamos no início da semana a vacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e, conforme a procura foi diminuindo, foi possível avançar mais esta etapa, com a imunização das crianças de 11 anos sem comorbidades. O processo adotado para as demais faixas etárias será o mesmo”, declarou.

VACINAÇÃO EM DOMICÍLIO

Nesta quarta-feira (19/1), a Prefeitura de São Bernardo iniciou também a vacinação em domicilio de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, com dificuldade de locomoção ou acamadas. A triagem destes pacientes foi feita pelas UBSs e o agendamento da aplicação da vacina é feito pelas equipes Estratégia de Saúde da Família.

A moradora Aline da Silva Serafim ficou muito grata com a vacinação de seu filho Antony da Silva Jeronimo, de 7 anos, em casa. “Ele é um paciente de alto risco e eu estava muito receosa de levá-lo até a UBS para tomar a vacina. Quando recebi a ligação agendando a aplicação aqui em casa fiquei muito aliviada”, disse.

4ª DOSE

Conforme o Plano Estadual de Imunização (PEI), ocorre desde o final de dezembro a aplicação da 4ª dose em pessoas imunossuprimidas que tenham tomado a 3ª dose há pelo menos quatro meses. A aplicação da vacina é feita por livre demanda em qualquer uma das 33 UBSs, mediante comprovação da condição e da vacinação das doses anteriores.

ATUALIZAÇÃO DA CARTEIRA DE VACINAÇÃO

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, a vacinação nas unidades básicas ocorre de forma segura e é uma oportunidade para a atualização das demais doses do calendário anual de imunização. “No ato da vacinação é importante apresentar a carteira de vacinação da criança para que a equipe confira e aplique as demais doses que podem ser feitas concomitantemente com a da Covid-19”, reforçou.

AÇÃO CULTURAL

Essa etapa da vacinação traz ainda o projeto “Espalhando Leitura”, com distribuição de livros infantis às crianças que foram às UBSs receber a 1ª dose da vacina. Idealizada pela Secretaria de Cultura e Juventude da cidade, essa ação é itinerante e tem o objetivo de estimular a leitura e democratizar o acesso aos livros. As crianças podem tanto ficar com o título, como doar a outra criança ou mesmo devolver para uma das bibliotecas municipais.

Diadema

criança vacinada em diadema

unidades seguem vacinando as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas.. Foto: Divulgação/PDA-Igor Andrade

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também vai iniciar a partir desta quinta-feira, a vacinação das crianças com 11 anos sem comorbidades. A orientação vale para os menores que tenham 11 anos completos na data da vacinação.

“Tendo em vista o baixo número de pessoas que procurou as UBS para vacinação nesses dois primeiros dias, iremos ampliar a vacinação em Diadema. Entendemos que a imunização por comorbidades pode ser uma barreira no acesso à população, que pode não compreender que atenda aos critérios para ser vacinada, ou mesmo não ter os comprovantes para isso. E, desta forma não procure as Unidades de Saúde. Por isso, Diadema decidiu flexibilizar o acesso para as crianças de 11 anos, fazendo uso em tempo oportuno das doses recebidas”, explicou Franciele Finfa da Silva, coordenadora da Vigilância em Saúde.

A criança deve estar acompanhada de pais ou responsáveis acima de 18 anos e apresentar toda a documentação obrigatória, como CPF, documento pessoal com foto ou certidão de nascimento, comprovante de endereço de Diadema e caderneta de vacinação de rotina.

As doses estarão disponíveis nas 20 Unidades Básicas da Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Para agilizar a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que os pais façam o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br). Basta o responsável acessar o endereço, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário.

Crianças com comorbidades

As unidades seguem vacinando as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas.

Para receber o imunizante, os pais ou responsáveis devem procurar a UBS mais perto de casa, munido da documentação que comprove a condição clínica, como exames, laudos, receitas, relatórios ou prescrição médica. O município segue a listagem de comorbidades do Ministério da Saúde.  Destacando que os autistas e as crianças com epilepsia foram incluídos na primeira etapa da vacinação infantil em Diadema.