São Bernardo deve ter aumento de 10% nas vagas temporárias neste fim ano
Expectativa da Acisbec é baseada na melhora da economia e perspectiva de mais vendas
Expectativa da Acisbec é baseada na melhora da economia e perspectiva de mais vendas
O Natal é a principal data para o comércio e o pico de contratações temporárias no setor ocorre em novembro e dezembro. A Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) estima que o volume de vagas em São Bernardo aumente 10% neste ano em relação ao mesmo período do ano passado. A projeção é baseada na perspectiva positiva da economia e de melhora nas vendas.
Os maiores volumes de contratações ocorrem nos ramos de calçado e vestuário, seguido por eletroeletrônico e de brinquedos. “A chegada das festas e as comemorações de todos os setores, aumentam a demanda do comércio. E muitos se preparam para um fim de ano melhor, já que os dados sinalizam uma recuperação gradual da economia”, diz o presidente da Acisbec, Valter Moura.
De acordo com Moura, o cenário está melhor para o varejo com inflação baixa, que aumenta o poder de compra das pessoas. “Além disso, o mercado de trabalho começa a se recuperar, e a taxa de juro está recuando nas linhas de crédito ao consumidor. Tudo isso ajuda a aumentar as vagas temporárias. A boa notícia é que a reação mais positiva da economia no início de 2019 deverá elevar o percentual de efetivações”, acrescenta.
O trabalho temporário é considerado uma oportunidade de recolocação profissional mais rápida no mercado de trabalho formal, além de porta de entrada para o emprego efetivo.