10 de agosto de 2022

São Bernardo destina salas exclusivas para síndrome gripal nas 33 UBSs

Mais visitadas

Medida amplia capacidade do acolhimento dos sintomáticos de Influenza e Covid-19 nos equipamentos públicos do município

recepção de UBS
São Bernardo destina salas exclusivas para síndrome gripal nas 33 UBSs. Foto: Divulgação/PSBC

Com a crescente de casos de Influenza na região desde o fim do ano passado, a Prefeitura de São Bernardo iniciou, a partir desta quarta-feira (05/01), o atendimento exclusivo para sintomáticos gripais também nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A medida amplia a capacidade do acolhimento para 45 equipamentos da rede municipal, que soma ainda as 9 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o Pronto Atendimento do Taboão e os 2 Centros Comunitários de Covid-19.

De acordo com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, a ação tem o objetivo de proporcionar resposta mais rápida aos sintomáticos gripais que procuram as Unidades de Saúde para atendimento. “O surto destas doenças dobrou o volume de pacientes em nossa rede de urgência e emergência. Para absorver toda essa demanda, viabilizamos mais salas exclusivas de atendimento destes sintomáticos também nas 33 UBSs. Isso vai ajudar a diluir o fluxo de pessoas e evitar aglomeração em meio à pandemia de Covid-19 e de novos casos da variante ômicron”, destacou.

O acesso às UBSs de pessoas com sintomas de gripe será por uma entrada distinta, para evitar contaminação com demais pacientes, que vão para tomar a vacina, por exemplo. O funcionamento das salas estará atrelado ao horário de expediente de cada unidade, conforme explica o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho. “Temos 20 UBSs que funcionam das 7h às 22h e as demais das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. As 9 UPAs e o PA do Taboão funcionam 24h, todos os dias. A população pode se encaminhar a qualquer uma destas unidades para o acolhimento”.

Atendimento online

O município também oferta uma plataforma de atendimento online para casos de Covid-19, que pode auxiliar na tomada de decisões, antes de procurar uma unidade de Saúde. Basta acessar o portal da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br, no botão: “Perguntas sobre o Coronavírus?”). “Esta ferramenta vai auxiliar no primeiro atendimento e ajudar nas dúvidas em casos onde a pessoa está sem saber se procura ou não um posto de saúde”, complementou Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações