VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo avança à etapa final da canalização do Córrego Saracantan

Prefeito Orlando Morando vistoriou canteiro de obras que solucionarão problemas de estrutura urbana e gargalos no trânsito

  • Prefeito Orlando Morando vistoriou canteiro de obras que solucionarão problemas de estrutura urbana e gargalos no trânsito.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/04/2022
  • Compartilhar:

Prefeito Orlando Morando vistoriou canteiro de obras que solucionarão problemas de estrutura urbana e gargalos no trânsito

Obras do Corrego Saracantan

Prefeito Orlando Morando vistoriou canteiro de obras que solucionarão problemas de estrutura urbana e gargalos no trânsito. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo avançou para a etapa final das obras de canalização do córrego Saracantan, no trecho da região do Parque São Bernardo. O prefeito Orlando Morando vistoriou o canteiro das obras que, além de solucionarem problemas de infraestrutura urbana, também vão possibilitar melhorias no trânsito.

A canalização integra pacote de obras de do Corredor São Pedro, entregue há cerca de dois anos. A fase final das intervenções inclui canalização de trecho, de 625 metros, localizado no cruzamento da Avenida Luiz Pequini e Rua dos Vianas, na divisa com Santo André. No local, estão sendo realizados escoramento do canal e escavação no entorno, já que as obras incluem ainda abertura de acesso viário e implantação de rotatória. “Essa canalização é muito importante para a população e para os motoristas que passam por aqui. É uma transformação, tanto do ponto de vista de infraestrutura urbana quanto de mobilidade. Com essa rotatória, vamos eliminar os semáforos e melhorar o fluxo de veículos que vêm de Santo André e ou que saem daqui e vão para lá”, destacou o prefeito.

A rotatória será construída na ligação entre a Luiz Pequini e a Rua dos Vianas, nas proximidades do Cemitério Jardim da Colina. Atualmente, o cruzamento registra gargalos em decorrência do fluxo de veículos que vão para Santo André (região da Vila Luzita) ou que acessam as vias sentido Centro de São Bernardo. “Essas obras transformarão por completo essa região. É uma área bastante populosa e atendida por vias com alto fluxo de veículos diariamente. Até o segundo semestre deste ano tudo deve estar pronto, tanto a canalização do córrego quanto a rotatória”, frisou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, que acompanhou o prefeito durante a vistoria.

canalização do Córrego Saracantan

São Bernardo avança à etapa final da canalização do Córrego Saracantan. Foto: Divulgação

PROJETO

O pacote, incluindo o Corredor São Pedro, soma investimentos na ordem de R$ 56 milhões. Só para a canalização final do córrego Saracantan foram destinados R$ 8 milhões. As melhorias beneficiarão cerca de 100 mil pessoas que moram na região dos bairros Vila São Pedro, Alto Industrial, Baeta Neves e Jardim Farina.

INVESTIMENTOS

As obras finais de canalização do córrego e intervenções viárias integram amplo planejamento de investimentos em mobilidade da gestão. No mês passado, o prefeito assinou ordem de serviço em que autorizou o início da etapa final das obras de duplicação da Estrada Samuel Aizemberg, no bairro Cooperativa. Também em março, Morando esteve com técnicos do Governo do Estado para cobrar o início das obras que deverão solucionar gargalo histórico na saída do km 18 da Via Anchieta, na conexão entre as Avenidas Piraporinha e Lucas Nogueira Garcez.