VOLTAR
  • Variedades

São Bernardo aplica vacina contra Influenza e Sarampo nas escolas

Ação conjunta entre as secretarias de Educação e Saúde visa ampliar a cobertura vacinal do público infantil

  • São Bernardo aplica vacina contra Influenza e Sarampo nas escolas.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 02/05/2022
  • Compartilhar:

Ação conjunta entre as secretarias de Educação e Saúde visa ampliar a cobertura vacinal do público infantil

alunos recebem vacinas na escola

São Bernardo aplica vacina contra Influenza e Sarampo nas escolas. Foto: Divulgação/PSBC

A partir desta segunda-feira (02/05), a Prefeitura de São Bernardo aplica a vacina contra a Influenza e Sarampo em crianças de 6 meses a menores de 5 anos também nas escolas municipais. O público-alvo desta faixa etária no município corresponde a 57.739 crianças. A ação conjunta entre as secretarias de Educação e Saúde visa ampliar a cobertura vacinal do público infantil e atingir a meta de 95% de imunização, estipulada pelo Ministério da Saúde.

O prefeito Orlando Morando acompanhou o primeiro dia de vacinação na EMEB Mario de Andrade. A iniciativa prevê ainda a atualização da carteira de imunização das crianças com a vacina oral da Pólio. Para a aplicação das vacinas nas escolas é preciso que os pais assinem o termo de assentimento. Os familiares também podem acompanhar a ação, que ocorre até o dia 31 de maio, na própria unidade escolar. “Todo nosso esforço em mobilizar as equipes de Saúde para atuarem junto das nossas escolas municipais tem o único propósito: proteger cada vez mais as nossas crianças”, reforçou Morando.

Sobre a campanha da Influenza, fazem parte ainda dos grupos prioritários: indígenas, imunossuprimidos, gestantes e mulheres no pós-parto, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa. A expectativa da campanha é vacinar 90% do público-alvo até o dia 3 de junho.

prefeito orlando morando em escola

Prefeito Orlando Morando acompanhou o primeiro dia de vacinação na EMEB Mario de Andrade.. Foto: Divulgação/PSBC

DEMANDA LIVRE

A dose contra a Influenza também segue sendo aplicada nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), por livre demanda, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais e profissionais de Saúde. Para estes públicos, a vacinação contra o Sarampo também ocorre como rotina de atualização de calendário vacinal.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a vacinação é importante para manter a população longe desta e de outras doenças que já tinham sido erradicadas no Brasil e que, pela baixa cobertura vacinal, voltaram a aparecer. “Com as vacinas em dia, as pessoas não correm o risco de se infectarem e de transmitirem estas doenças, por isso é tão importante estar protegido”, defendeu.

BALANÇO

No último balanço da campanha, divulgado pela Vigilância Epidemiológica na quarta-feira (27/04), até o momento, 79.427 doses contra a gripe foram aplicadas no município, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 26% dos grupos prioritários, composto por 308.430 pessoas. Entre os idosos e os profissionais de Saúde, a cobertura ultrapassa os 50%.