VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo anuncia homenagem aos trabalhadores do Piscinão do Paço

A 8 dias da entrega do equipamento, Prefeitura garante que nome de todos os colaboradores estará na placa de descerramento da obra

  • A 8 dias da entrega do equipamento, Prefeitura garante que nome de todos os colaboradores estará na placa de descerramento da obra.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Redação
  • Publicado em: 12/08/2019
  • Compartilhar:

 A 8 dias da entrega do equipamento, Prefeitura garante que nome de todos os colaboradores estará na placa de descerramento da obra

 

A 8 dias da entrega do equipamento, Prefeitura garante que nome de todos os colaboradores estará na placa de descerramento da obra. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

 

A Prefeitura de São Bernardo vai homenagear trabalhadores que atuaram na construção do Piscinão do Paço. O prefeito  Orlando Morando anunciou que constará o nome de todos na placa de descerramento da obra, em cerimônia marcada para o dia 20 de agosto. O ato contemplará 880 trabalhadores que fizeram parte da história do projeto.

Caso do operário Raimundo Maurício de Andrada, 56 anos, o primeiro trabalhador a entrar no canteiro de obras do Piscinão, em dezembro de 2013. Após atuar em praticamente em todas as etapas do projeto, o morador do bairro Assunção não conseguiu segurar a emoção saber da notícia. “Fiz de tudo um pouco nessa obra. Desde trabalhar com ferramentaria, até levar pneu de caminhões. Foi uma experiência única de vida que me marcará para sempre. Eu, como morador de São Bernardo, agora posso falar com orgulho que participei dessa grande obra que mudará a vida de todos nossos da cidade”.

Embora tenha obtido larga experiência na execução do projeto, esta foi a primeira vez que Andrada atuou em um projeto da construção civil. Antes disso, o operário havia trabalhado como prensista em grandes montadoras da região.  “Foi algo que me transformou. Pedi minha aposentadoria enquanto estava aqui, mas confesso que quero continuar trabalhando mais, inclusive, para cortar a fita do Piscinão”, contou emocionado o operário ao revelar um outro sonho. “Quero vim brincar com meus netos na nova esplanada do Paço”.

Situação semelhante o jovem Paulo Henrique Simões, 29, que atuou na área de planejamento da obra. “Moro no Riacho Grande, mas sei o quanto essa obra é importante para São Bernardo. Participar desse projeto acabou tendo um gosto especial. Isso sem contar a experiência profissional de atuar na maior obra de drenagem do País”, contou.

MULHERES – Moradora de Guarulhos, a engenheira Tatiane Ribeiro Campo, 33, desde 2015 fez da obra do Piscinão do Paço sua segunda moradia. Durante o tempo em que esteve na obra, além de coordenar mais de 100 operários simultaneamente, ela também teve grandes transformações em sua vida. No período, ela engravidou e teve dois filhos, a pequena Heloísa de, 8 meses, e Henrique, 3 anos. “Além de ser o maior lugar em que trabalhei foi também uma obra que mudou minha vida pessoal e profissional. Com certeza, guardarei todas as lembranças daqui”.

HOMENAGEM – Ao lado de trabalhadores, o prefeito Orlando Morando acompanhou de perto a comemoração de operários e engenheiros. “Esses operários e engenheiros são os verdadeiros heróis dessa obra. Foram esses trabalhadores que dedicaram seu tempo para entregar para toda a população a maior obra de drenagem do País. Me sinto honrado de ver no rosto de cada um o orgulho de terem participado deste projeto”, afirmou.

O chefe do Executivo lembrou que o projeto, além de auxiliar as ações da Prefeitura no combate às enchentes, também impulsionou a economia e geração de empregos da cidade. “Assumimos a Prefeitura com essa obra parada e com demissão de trabalhadores. Após árduo empenho na retomada do projeto, conseguimos dar rapidez ao projeto, como também, gerar empregos para nossos moradores”, pontuou.

ENTREGA – A abertura do Piscinão do Paço, no dia 20 de agosto, integra o calendário de festejo em celebração ao aniversário de 466 anos de São Bernardo. O evento terá apresentação de nove artistas renomados da música brasileira, a partir das 13h. No dia, os ônibus municipais serão gratuitos.