VOLTAR
  • Variedades

São Bernardo antecipa início da campanha contra a influenza

Doses estão sendo administradas em idosos com 80 anos ou mais e podem ser aplicadas no mesmo dia que a vacina da Covid-19

  • São Bernardo antecipa início da campanha contra a influenza para todas as pessoas acima de seis meses.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 25/03/2022
  • Compartilhar:

Doses estão sendo administradas em idosos com 80 anos ou mais e podem ser aplicadas no mesmo dia que a vacina da Covid-19

mulher sendo vacinada contra gripe

São Bernardo antecipa início da campanha contra a influenza nesta sexta. Foto: Divulgação

Com a chegada do primeiro lote de vacinas da gripe, a Prefeitura de São Bernardo antecipou para a última sexta-feira (25/03) o início da campanha contra a Influenza para idosos com 80 anos ou mais. As doses estão sendo administradas nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) por livre demanda e podem ser aplicadas no mesmo dia que a vacina da Covid-19.

Com base nas regras do Plano Estadual de Imunização (PEI), 308.430 pessoas fazem parte dos grupos prioritários no município, que devem ser imunizadas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da ação. São eles: idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde, indígenas, imunossuprimidos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e mulheres no pós-parto, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa. A expectativa da campanha é vacinar 90% do público-alvo.

A nova vacina contra a influenza é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 (incluindo o subtipo Darwin, que provocou alta de casos recentemente) e tipo B. Para o prefeito Orlando Morando, ofertar o imunizante assim que recebido no município é a maneira mais eficaz de evitar novos surtos e sobrecarregamento do sistema de Saúde. “Em janeiro, houve muita procura e presenciamos novamente a expectativa pela chegada da vacina, desta vez da gripe. Agora que ela está disponível, vamos aplicá-las e proteger a nossa população com o mesmo protagonismo já exercido na campanha contra a Covid-19, que segue concomitantemente na cidade”, declarou Morando.

Vacinação por livre demanda

São Bernardo mantém a estratégia de ofertar a imunização contra a Covid-19 e, a partir desta sexta-feira (25/03), também para a Influenza, por livre demanda nas 33 UBSs, para todos os grupos contemplados pelo PEI e que estejam no prazo de receber a dose. Basta ir até uma das unidades portando documento de identificação e comprovante de vacinas anteriores, sem necessidade de agendamento.

Horários de funcionamento

O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 18h.