S.Bernardo e Mauá antecipam aplicação da 2ª dose da Pfizer em adultos

Mais visitadas

Imunização contra a Covid-19 começa a ser realizada com intervalo de 21 dias a partir desta quarta-feira  

vacinação contra covid-19
São Bernardo antecipa aplicação da segunda dose da Pfizer em adultos. Foto: Divulgação/PSBC

A Prefeitura de São Bernardo antecipará em cinco semanas a aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em adultos a partir desta quarta-feira (20/10), conforme orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI). A medida, anunciada pelo Governo do Estado, é destinada à população com idade a partir de 18 anos que tenha recebido a primeira dose do imunizante há pelo menos 21 dias e visa a ampliação da proteção dos já vacinados e também da cobertura vacinal no município.

Conforme explica o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, desde o início da campanha municipal de vacinação contra o Coronavírus, a determinação é vacinar o maior número de pessoas no menor tempo possível. “Graças ao excelente trabalho dos nossos profissionais da Saúde, assim que recebemos as doses dos governos Estadual e Federal, já iniciamos o trabalho de agendamento e aplicação dos imunizantes. E tem sido um processo ágil, organizado e seguro”, observa.

Secretário da Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho observa que a redução do prazo de aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer na população adulta para 21 dias está indicada na bula do imunizante. “No caso dos adolescentes de 12 a 17 anos, o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina permanece o de 8 semanas”, ressalta.

Em São Bernardo, todo o processo de vacinação contra a Covid-19 é realizado mediante agendamento pelo site www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus ou por meio do APP São Bernardo na Palma da Mão. A aplicação das doses está sendo realizada em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, das 8h às 17h, sendo que em 20 delas o procedimento pode ser agendado para ocorrer no período noturno (das 17h às 21h).

Segunda dose para adolescentes

A Prefeitura de São Bernardo também inicia nesta quarta-feira (20/10) a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 nos adolescentes de 15 a 17 anos com o imunizante da Pfizer. Neste caso, a imunização é destinada aos jovens que tomaram a primeira dose até 25 de agosto, ou seja, há oito semanas. O agendamento já está disponível no portal da Prefeitura e também no APP SBC na Palma da Mão.

Terceira dose para idosos

A população idosa, com idade a partir de 60 anos e que tenha sido imunizada com a segunda dose contra o Coronavírus há mais de seis meses, pode procurar uma das 33 UBSs para a aplicação da chamada dose de reforço, neste caso, sem necessidade de agendamento.

Documentos

No ato da imunização contra a Covid-19, a pessoa deve levar um documento de identificação, comprovante de agendamento e, no caso de segunda e terceira doses, comprovantes de vacinação das etapas anteriores. Já os jovens de 12 a 17 anos precisam estar acompanhados por um responsável maior de 18 anos.

Mauá

Com quase 600 mil vacinas aplicadas contra a Covid, Mauá também antecipou para esta  partir desta quarta-feira o início da segunda dose para  munícipes com 18 anos ou mais que tomaram a primeira dose do fármaco da Pfizer há 21 dias já podem receber antecipadamente a segunda — o prazo anterior era de 56 dias.

É necessário conferir no comprovante de vacinação a data de retorno à UBS (Unidade Básica de Saúde). Se o prazo for superior a três semanas, o indivíduo também estará apto a tomar a segunda dose antes da data sinalizada na carteirinha.

A medida é válida somente para as pessoas com 18 anos ou mais. O intervalo entre doses da Pfizer para os adolescentes de 12 a 17 anos continua sendo de 56 dias (8 semanas).

Em setembro, o governo estadual havia alterado de 12 para 8 semanas o hiato entre a primeira e a segunda doses da Pfizer.

A vacinação contra a Covid em Mauá está sendo realizada nas 23 UBSs, de segunda a sexta, das 9h às 15h30 – Magini, Flórida e Zaíra 2 aplicam os imunizantes das 9h às 20h.

As pessoas devem apresentar o comprovante de vacinação, além de documento com foto (CNH ou RG).

É possível ajudar a combater a fome na cidade ao se imunizar. Doe qualquer alimento da cesta básica para a campanha ‘Mauá na luta contra a fome’ no dia em que for se vacinar. Não é obrigatório, mas ajudará muito a quem não tem o mínimo para colocar na mesa.

A Prefeitura reforça o pedido às pessoas seguirem com os cuidados sanitários. Use corretamente a máscara, mantenha a higiene das mãos frequentemente e o distanciamento físico. Evite aglomerações.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações