VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo abre 400 novas vagas em creches parceiras

 Prefeitura realizou reunião com funcionários das 24 entidades que prestam serviços no município

  • Anúncio de novas vagas em creche contou com mais de 470 funcionários de entidades e representantes da Prefeitura.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/01/2019
  • Compartilhar:

 Prefeitura realizou reunião com funcionários das 24 entidades que prestam serviços no município

 

creches

Anúncio de novas vagas em creche contou com mais de 470 funcionários de entidades e representantes da Prefeitura. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

 

A Prefeitura de São Bernardo, em conjunto com as entidades que administram as creches parceiras, conseguiu a ampliação de 400 vagas na rede municipal para 2019.

O aumento no número de vagas foi obtido após readequações nos espaços físicos das 17 creches operadas por 24 entidades, o que ampliou a capacidade de atendimento.

Enquanto em 2018, as parceiras acolheram 2.476 alunos, neste ano a meta é contar 2.828 crianças nos espaços administrados por entidades assistenciais.

Além disso, a Administração também ampliou o investimento no setor para R$ 21,7 milhões em 2019. São 24 % a mais do valor de repasse em 2018.

Para se chegar a essa definição, houve reunião nesta quarta-feira (16/01) entre o prefeito Orlando Morando, a secretária de Educação, Silvia Donnini, e 473 funcionários das prestadoras do serviço no município. “Quando oferecemos mais vagas em creches, mudamos a vida de diversas famílias. É uma atividade que gera mais empregos e renda e potencializa o caminho para redução de um déficit, que ainda é grande, infelizmente”, destacou.

A atual gestão diz ter herdado um déficit de mais 4 mil crianças aguardando uma oportunidade de frequentarem as creches municipais. Entre as realizações desta gestão, estão a inauguração de duas novas creches (Jardim Nazareth e Riacho Grande) que em 2018 adicionaram 721 vagas ao sistema municipal. Além de um plano de reorganização e convênios que totalizou 1,5 mil novas aberturas na rede municipal, garantindo assim uma redução de mais de 26% na espera.

As novas vagas já estão disponíveis e serão preenchidas conforme endereço cadastrado dos alunos. As creches atendem o público dos bairros mais próximos em que está localizada.

AÇÕES – Atualmente, o município atende 17 mil crianças de 0 a 3 anos, entre unidades da rede municipal e entidades conveniadas.

Para Silvia Donnini, a expansão do número de vagas em creches faz parte de um trabalho constante. “Temos trabalhado para melhorar o acesso das crianças às creches no nosso município e também para oferecer espaços adequados para acolhimento e aprendizagem”, destacou.