
O sistema de inteligência do COI (Centro de Operações Integradas) da Prefeitura de Santo André foi fundamental para a prisão, nesta sexta-feira (23), do 14° procurado pela Justiça desde que a tecnologia de reconhecimento facial foi implementada na cidade.
Assim que o homem foi identificado por uma das câmeras na tarde desta sexta, na Vila Luzita, um alerta foi emitido no COI. Posteriormente, o criminoso acabou interceptado e preso na Estrada do Pedroso por equipe de patrulhamento da Polícia Militar. Ele tinha um mandado de 17 anos de prisão em aberto desde novembro de 2020 por estupro.
“O uso da tecnologia a serviço da segurança pública tem mostrado resultados concretos em Santo André. A prisão deste foragido, condenado por um crime grave, reforça a importância dos investimentos no COI e no reconhecimento facial, que atuam de forma integrada com as forças de segurança para proteger a população. Vamos seguir ampliando esse sistema de maneira estratégica, priorizando áreas sensíveis, escolas e corredores comerciais, para tornar a cidade cada vez mais segura”, destaca o prefeito Gilvan Ferreira.
Este foi o 14° procurado da Justiça capturado com auxílio da tecnologia de reconhecimento facial desde novembro no município. Além disso, mais de 210 veículos foram recuperados neste período.
O Centro de Operações Integradas de Santo André com 837 câmeras em operação, sendo 663 delas voltadas ao controle urbano (segurança pública, trânsito, Defesa Civil e zeladoria), 164 para leitura de placas e bloqueio viário e 10 de reconhecimento facial para identificação de foragidos da Justiça.
A Prefeitura planeja expandir o monitoramento com a instalação de mais 900 câmeras de reconhecimento facial, seguindo mapeamento criminal realizado pela inteligência do COI, que vai priorizar áreas com maior mancha de criminalidade.
