
Em evento que celebra a união de diversos atores políticos e lideranças das sete cidades, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC celebrou, na manhã desta segunda-feira (15/12), seus 35 anos de história e conquistas com a apresentação de um documentário nas telas do cinema do Shopping Atrium, em Santo André, e homenagens aos ex-presidentes da instituição que defende os interesses conjuntos das sete prefeituras da região.
“Celebrar os 35 anos do Consórcio é valorizar um projeto coletivo que atravessou décadas, superou divergências e se manteve vivo por entender que os desafios regionais só podem ser enfrentados com cooperação.”, destacou o presidente do Consórcio Grande ABC e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima.
A trajetória de coletividade regional, desafios políticos e conquistas históricas do Grande ABC é o fio condutor do documentário “Consórcio Intermunicipal Grande ABC: 35 anos de união e conquistas”, que celebra mais de três décadas de atuação do Consórcio Grande ABC. O curta documental, com aproximadamente 40 minutos de duração, foi apresentado em sessão especial reunindo autoridades, ex-presidentes, convidados e representantes da sociedade civil.
Dividido em quatro fases (anos 1990, 2000, 2010 e 2020), o documentário contextualiza o surgimento do Consórcio Grande ABC em meio às dificuldades enfrentadas pela região no início da década de 1990, destacando o papel de lideranças fundamentais como Celso Daniel e Mário Covas na consolidação da identidade regional.
Ao longo do filme, são abordados momentos marcantes, como grandes obras estruturantes, avanços em políticas públicas, crises institucionais, saídas e retornos de municípios, além da atuação conjunta durante a pandemia da Covid-19.
Roteirista e produtor do documentário, o jornalista Cadu Proieti destaca que a obra vai além de um registro histórico. “Esse documentário é, antes de tudo, um retrato da força da união regional. O Consórcio ABC é uma experiência pioneira no Brasil e entender sua história é compreender como o diálogo entre cidades pode gerar políticas públicas mais eficientes e transformadoras”, afirma.
Participam do documentário ex-presidentes do Consórcio, prefeitos, pesquisadores e representantes da imprensa regional, entre eles Jeroen Klink, professor e pesquisador da UFABC; José de Souza Martins, sociólogo e escritor; Ramon Velasquez, João Avamileno, José de Filippi Júnior, Luiz Marinho, Maria Inês Soares, Clóvis Volpi, William Dib, Mário Reali, José Auricchio Júnior, Kiko Teixeira, Orlando Morando, Gabriel Maranhão, Paulo Serra, Marcelo Oliveira, Tite Campanella, Guto Volpi e o diretor de Redação do Diário do Grande ABC, Evaldo Novelini.
Também dão depoimentos os atuais prefeitos de Santo André, Gilvan Ferreira; de São Bernardo, Marcelo Lima; de São Caetano, Tite Campanella; de Diadema, Taka Yamauchi; de Mauá, Marcelo Oliveira; de Ribeirão Pires, Guto Volpi (atual vice-presidente do órgão); e de Rio Grande da Serra, Akira Auriani.
Medalha Celso Daniel
O evento também marcou uma homenagem a todos os ex-presidentes da entidade regional, que receberam a Medalha Celso Daniel, honraria criada para reconhecer quem trabalhou em prol da regionalidade e desenvolvimento da região.
A cerimônia contou com diversas lideranças da região e autoridades, tais como o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab; o diretor de fomento do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Marcelo Strama; o secretário de Justiça da Prefeitura de São Paulo, André Lemos Jorge (que representou o prefeito Ricardo Nunes); o deputado estadual Thiago Auricchio; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges; além de secretários municiais, vereadores e demais lideranças da sociedade civil do Grande ABC.
