ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Santo André

Santo André realiza Virada Inclusiva de 1º a 7 de dezembro

Programação de Santo André conta com palestras, oficinas, rodas de conversa, plantão do Polo de Empregabilidade Inclusiva, encontro de cães-guia e seus tutores, além de exposição na Casa do Olhar

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 30/11/2025 16:56
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 30/11/2025
Compartilhar
Santo André realiza Virada Inclusiva de 1º a 7 de dezembro
Santo André realiza Virada Inclusiva de 1º a 7 de dezembro. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência, realiza entre os dias 1º e 7 de dezembro, a Virada Inclusiva 2025. A programação deste ano conta com palestras, oficinas, rodas de conversa, plantão do Polo de Empregabilidade Inclusiva, encontro de cães- guia e seus tutores, exposição na Casa do Olhar, entre outras atrações. Todas as atividades são gratuitas, mas algumas precisam de inscrição antecipada.

“A Virada Inclusiva é um movimento que busca promover a igualdade de oportunidades e a inclusão social. Nesse evento temos o envolvimento de todas as secretarias, do Fundo Social de Solidariedade e da Escola de Ouro Andreense, além da sociedade civil, celebrando a diversidade e respeitando as diferenças. É um chamado à ação para criar um mundo mais justo e acessível para todos”, diz a secretária da Pessoa com Deficiência, Valéria Romera Marcelino.

Ao promover a Virada Inclusiva, Santo André se une a 50 municípios paulistas que estão aderindo à iniciativa encabeçada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para destacar a importância do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, com a promoção e o incentivo à participação de pessoas com e sem deficiência, juntas, em ações inclusivas.

A Virada Inclusiva 2025, que neste ano chega à 15ª edição, tem como tema “10 anos de Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – Direito de ser, viver e protagonizar”, e reforça a importância do protagonismo das pessoas com deficiência na construção de um mundo mais acessível. Desde 2010, a Virada Inclusiva oferece uma programação diversa, em articulação com a sociedade civil, associações ligadas às pessoas com deficiência e o poder público, visando uma sociedade inclusiva para todos.

A programação deste ano começa na segunda-feira (1º), com uma oficina de teatro na Emea Parque Tangará – Parque Escola, exclusiva para usuários do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) de Santo André. Na terça-feira (2) será realizada a primeira atividade aberta, uma palestra sobre seletividade alimentar com a nutricionista Rosangela Bezerra Menezes, com necessidade de inscrições antecipadas. Na quarta-feira (3) acontece a 77ª reunião de prestação de contas e encerramento da gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com apresentação cultural dos usuários da Apae e do projeto Crer, no auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Entre as atividades da semana, a Virada Inclusiva vai promover uma roda de conversa sobre a importância da audiodescrição nas artes, no CRPD, na sexta-feira (5), às 14h. Essa atividade é realizada em parceria com o Programa de Apoio Emocional do CVV (Centro de Valorização da Vida). É necessário realizar inscrições antecipadas. No domingo (7), das 9h30 até as 11h, o Parque Celso Daniel recebe o primeiro ‘Encontro de cães-guias e seus tutores’. Também é preciso se inscrever antecipadamente. Além disso, as escolas da rede municipal de ensino promoverão atividades em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência durante toda a semana.

Na quarta-feira (3), no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, também terá inicio um dos destaques da Virada Inclusiva de Santo André, a abertura da exposição Presenças Sensíveis, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, às 18h. A mostra apresenta obras do acervo da Casa do Olhar com recursos como versões táteis, audiodescrição e conteúdos ampliados, convidando o público a diferentes experiências sensoriais. A exposição, realizada pelas Secretarias de Cultura e da Pessoa com Deficiência, pode ser conferida até 7 de dezembro.

A programação completa também pode ser conferida em https://portais.santoandre.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia/virada-inclusiva/

Programação:

OFICINA  DE TEATRO

Data: 1º/12 (segunda-feira)

Horário: 14h

Local: Emea Parque Tangará – Parque Escola

Endereço: Rua Anacleto Popote, 46 – Vila Príncipe de Gales

Atividade restrita aos usuários do CRPD

PALESTRA: SELETIVIDADE ALIMENTAR – COM A NUTRICIONISTA ROSANGELA BEZERRA MENEZES

Data: 2/12 (terça-feira)

Horário: 14h

Local: Centro Público de Formação Profissional Armando Mazzo

Endereço: Rua Carnaúba, s/n (esquina com Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira e Avenida Príncipe de Gales) – Vila Guiomar

Inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSePaijWnKGU7D7BfC5sbNDZTUBDKcFmaHNpDwh51DzDEN-QZw/viewform

 

77ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE SANTO ANDRÉ – COMDEF (PRESTAÇÃO DE CONTAS) E CONFRATERNIZAÇÃO DE ENCERRAMENTO DA GESTÃO COM APRESENTAÇÃO CULTURAL DE USUÁRIOS E USUÁRIAS DA APAE E PROJETO CRER

Data: 3/12 (quarta-feira)

Horário: 9h às 12h

Local: Auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Endereço: Avenida Ramiro Colleoni, 5 – Centro

 

PLANTÃO DE ATENDIMENTO DO POLO DE EMPREGABILIDADE INCLUSIVA – PEI SANTO ANDRÉ

Data: 3/12 (quarta-feira)

Horário: 9h às 16h

Local: Praça IV Centenário, s/n – Centro

Inscrições: [email protected]

WhatsApp: (11) 91542-8210

 

CIRCUITO ANDREENSE DE EMPREENDEDORISMO: INFLUENCIADOR DIGITAL – COMECE LIDANDO COM O MEDO DE EMPREENDER

Data: 4/12 (quinta-feira)

Horário: 9h

Local: Cesa Jardim Santo André

Endereço: Rua dos Dominicanos, 1.250 – Jardim Santo André

Inscrições: santoandre.br/Circuito04-12

 

RODA DE CONVERSA: A IMPORTÂNCIA DA AUDIODESCRIÇÃO NAS ARTES

Data: 5/12 (sexta-feira)

Horário: 14h às 16h

Local: Centro de Referência da Pessoa com Deficiência – CRPD Alexandre E. Francisco – Xande

Endereço: Rua Carnaúba, 150 – Vila Guiomar

Inscrições: https://forms.gle/TprcBN8rfdoEyo4D8

Realização: Secretaria da Pessoa com Deficiência

 

1º ENCONTRO DE CÃES-GUIAS E SEUS TUTORES

Data: 7/12 (domingo)

Horário: 9h30 às 11h

Local: Parque Celso Daniel – Avenida Dom Pedro II, 940 – Bairro Jardim

Inscrições: https://forms.gle/vpNkeeyXP1dMu86T8

 

AÇÕES EM ALUSÃO AO DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Datas: 2 a 5/12 (terça a sexta)

Horário: manhã, tarde e noite

Local: Escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental

Atividade restrita aos alunos da Rede Municipal de Educação

 

NANASA EM FAMÍLIA

Datas: 4 e 5/12 (quinta e sexta)

Horário: manhã, tarde e noite

Local: Núcleo de Natação Adaptada de Santo André – Nanasa

Atividade restrita aos alunos do Nanasa

 

PALESTRA – ENSINO COLABORATIVO: PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Data: 1º/12 (segunda-feira)

Horário: 19h às 21h

Local: Centro de Formação de Professores Clarice Lispector

Endereço: Rua Tirol, 5 – Parque das Nações

Atividade restrita aos servidores da rede municipal de Educação

 

PRESENÇAS SENSÍVEIS – EXPERIÊNCIAS DE ARTE E ACESSIBILIDADE

Data: 3/12 (quarta-feira)

Horário: 18h

Observação: Exposição aberta de terça a sábado (até 7/2/26), das 10h às 16h30

Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto

Endereço: Rua Campos Sales, 414 – Centro

Tags:1º a 7 de dezembrosanto andrévirada inclusiva

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Homem de 50 anos tem mal súbito e falece na frente do hospital na Av. João Firmino, em SBC Homem de 50 anos tem mal súbito e falece na frente do hospital na Av. João Firmino, em SBC
Próximo artigo viatura do 6º Baep Confronto no Jardim Santo André: homem morre ao tentar fazer disparos contra o Baep
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

Beleza sem Barreiras: Modelo de São Bernardo brilha em desfile de moda inclusivo na Capital
Beleza sem Barreiras: Modelo de São Bernardo brilha em desfile de moda inclusivo na Capital
03/06/2026
Arrascaeta flamengo
Arrascaeta tem lesão confirmada pelo Uruguai, mas segue na Copa
03/06/2026
Marquinhos
Marquinhos revela papo com Magalhães após pênalti perdido
03/06/2026
Endrick Igor Thiago
Igor Thiago responde ao ‘jornalista’ Endrick e mira escrever história
03/06/2026
corinthians
Corinthians: Lucas Flora anuncia saída
03/06/2026

Recomendadas

Ribeirão Pires entra novamente na rota dos viajantes com a 3ª edição do Encontro de Motorhomes
Ribeirão PiresCultura e Lazer

Ribeirão Pires entra novamente na rota dos viajantes com a 3ª edição do Encontro de Motorhomes

02/06/2026
Combate ao vape em ambiente escolar: diretora de Santo André aciona Polícia Civil após flagrantes com alunos
Santo AndréCidades

Combate aos cigarros eletrônicos em escola estadual: diretora de Santo André aciona Polícia após flagrantes com alunos

03/06/2026
No Mês do Meio Ambiente Diadema realiza programação diversa para discutir questões climáticas
DiademaCultura e Lazer

No Mês do Meio Ambiente Diadema realiza programação diversa para discutir questões climáticas

03/06/2026
Santo André realiza quase 39 mil atendimentos com Unidades de Saúde abertas aos sábados
Santo AndréCidades

Santo André realiza quase 39 mil atendimentos com Unidades de Saúde abertas aos sábados

03/06/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?