
Um acervo com 53 obras de 34 artistas do Grande ABC será exposto e vendido durante o evento Laços de Afeto, que acontecerá neste sábado (25/10) no espaço Alpharrabio, em Santo André. O evento vai marcar o lançamento da exposição, que se manterá aberta até dezembro.
O grupo de artistas se mobilizou para ajudar o espaço, que sofreu sucessivos roubos e arrombamento em abril deste ano.
“Ao constatar o arrombamento e os roubos sofridos, percebemos que estávamos literalmente no escuro, sem telefone, sem alarme, sem ânimo e com muita raiva. Primeiro veio uma imensa tristeza e desalento, depois a raiva de viver num país com tanta desigualdade que leva alguém a destruir toda a fiação de uma casa para vender o cobre que não lhe renderá meia dúzia de ‘cobres’”, afirmou a fundadora do Alpharrabio, Dalila Teles Veras, em uma carta que preparou para a exposição.
A primeira providência dos amigos foi a formação de um grupo de whatsapp que em 24 horas já reunia 150 pessoas, todas dispostas a colaborar monetariamente com os reparos e reposição de materiais quebrados. A partir disso, toda a fiação foi revista e substituída, câmeras foram instaladas e o telhado, restaurado. Fechaduras e cadeados foram substituídos.
Dalila, que também é escritora e poetisa, ficou comovida com toda a mobilização, principalmente diante da “vigília artística dos alfas”, que reuniu diariamente dezenas de pessoas que se revezavam no espaço, desde a abertura até o fechamento, para evitar novas invasões. Os artistas também fizeram apresentações, espetáculos e saraus com renda revertida para a causa. “Tamanha demonstração de solidariedade, ainda que soubéssemos que essas pessoas há muito estabeleceram laços de amizade e pertença, foi a cada dia aumentando e surpreendendo.”
A artista Edvania Rêgo, proprietária do Atelier Natureza Impressa e responsável pela exposição, disse que o evento demonstra a verdadeira união. “Estava pensando sobre isso e acredito que a ação mostra que nós, da classe artística, não estamos sozinhos. O evento nos uniu mais, conheci pessoas, divulgamos trabalhos.”
As 53 obras serão vendidas por valores que variam entre R$ 100 e R$ 500 com toda a renda revertida para o espaço. A íntegra do texto escrito por Dalila também estará exposta e, durante a abertura no sábado (25/10), a partir das 11h, acontecerão breves intervenções de músicos e atores da cidade, que se apresentarão com performances, poesia e pocket show.
A Livraria, Editora e Espaço Cultural Alpharrabio fica na rua Dr. Eduardo Monteiro, 151, Jardim Bela Vista, em Santo André.
