ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Santo André

Procon, GCM e Vigilância Sanitária de Santo André realizam operação “De Olho no Copo”

Equipes envolvidas na operação se concentraram em bares na Rua Bernardino de Campos, na Avenida Queirós Filho e na Travessa Diana

Gislayne Jacinto
Última atualização: 12/10/2025 10:59
Por Gislayne Jacinto
Publicado 11/10/2025
Compartilhar
Procon, GCM e Vigilância Sanitária de Santo André realizam operação "De Olho no Copo"
Procon, GCM e Vigilância Sanitária de Santo André realizam operação “De Olho no Copo”. Foto: Divulgação

 

A Prefeitura de Santo André realizou na noite desta sexta-feira (10/10) uma ação de orientação sobre cuidados na compra e consumo de bebidas alcoólicas. A operação “De olho no copo” contou com a participação de agentes do Procon, Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal (GCM).

As equipes se concentraram em estabelecimentos na Rua Bernardino de Campos, na Avenida Queirós Filho e na Travessa Diana. A ação foi mobilizada simultaneamente em outras cidades do estado com objetivo de orientar sobre boas práticas e segurança na hora de comprar, vender e consumir o produto.

Durante a ação, foram três estabelecimentos vistoriados. No primeiro não foram encontradas irregularidades em relação a bebidas alcoólicas.

No segundo, foram constatadas bebidas alcoólicas adquiridas em distribuidora que está sob investigação, sendo necessário apreender as bebidas destiladas adquiridas dessa distribuidora.

No terceiro, também houve apreensão das bebidas alcoólicas por terem sido adquiridas da mesma distribuidora em questão, além de cervejas com sinais de falsificação, cuja procedência (nota fiscal) não foi comprovada.

Equipes envolvidas na operação se concentraram em bares na Rua Bernardino de Campos, na Avenida Queirós Filho e na Travessa Diana
Equipes envolvidas na operação se concentraram em bares na Rua Bernardino de Campos, na Avenida Queirós Filho e na Travessa Diana. Foto: Divulgação

Os consumidores também receberam informações práticas sobre seus direitos e deveres, além de orientação como a exigência de nota fiscal eletrônica, verificação da origem dos produtos, armazenamento seguro, observância do prazo de validade e atenção a possíveis sinais de adulteração nas bebidas.

“A ação de hoje integrou a operação orientada pela Fundação Procon-SP, realizada em parceria com importantes departamentos da Prefeitura. E reforça que a transparência e responsabilidade nas relações de consumo é fundamental. Mais do que fiscalizar, a ação busca aproximar o Procon da população e dos empresários do setor, promovendo cidadania e relações comerciais mais éticas e confiáveis”, destacou a diretora do Procon Santo André, Aline Romanholli.

Fiscalização – Desde o surgimento dos primeiros casos de suspeita de intoxicação por metanol, ações de fiscalização envolvendo a Guarda Civil Municipal, a Polícia Civil, o Departamento de Vigilância à Saúde (da Secretaria de Saúde) e o Procon foram realizadas em adegas, restaurantes e bares de Santo André.

- Advertisement -

Desde então, oito estabelecimentos foram fiscalizados e nenhum foi fechado totalmente; em quatro deles, entretanto, houve interdição parcial de bebidas suspeitas, com 518 garrafas suspeitas de adulteração ou falsificação enviadas para perícia. Em dois dos locais foram lavrados autos de infração.

Até sexta-feira (10), foram notificados à Secretaria de Saúde de Santo André 21 casos de suspeita de intoxicação exógena por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas, sendo 14 deles descartados e sete em investigação – duas pessoas, inclusive, seguem internadas em observação (ambas moradoras de outros municípios).

As operações de fiscalização integradas estão focadas no combate à comercialização de produtos de procedência duvidosa, especialmente em estabelecimentos que vendem bebidas destiladas. A ação em si, com apreensões e encaminhamento de proprietários à delegacia, demonstra um reforço na fiscalização.

- Advertisement -

Além dessas ações, destacam-se investigações criminais (dos proprietários dos estabelecimentos, com recolhimento de amostras), alerta à população e sequência ao monitoramento ativos das notificações de intoxicação na rede de saúde.

Tags:fiscalizaçãoGCMoperação de olho no copoproconsanto andrévigilância sanitária

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior No Jardim Santo André, Gilvan entrega Praça Lamartine totalmente revitalizada No Jardim Santo André, Gilvan entrega Praça Lamartine totalmente revitalizada
Próximo artigo Em SBC, Viva o Paço receberá Robotron, Ladybug, Batman e Mulher Maravilha no do Dia das Crianças Em SBC, Viva o Paço receberá Robotron, Ladybug, Batman e Mulher Maravilha no do Dia das Crianças

Últimas notícias ABC Paulista

Folha de S.Paulo pede renúncia ou impeachment de Alexandre de Moraes após revelações sobre o Banco Master
Folha de S.Paulo pede renúncia ou impeachment de Alexandre de Moraes após revelações sobre o Banco Master
02/09/2026
Corinthians osmar stabile safiel
André não será mais vendido ao Forest, diz presidente
01/09/2026
abel
CONMEBOL pune Abel por chute em microfone
01/09/2026
corinthians hugo souza
Rosario é punido por racismo contra Hugo Souza, do Corinthians
01/09/2026
Jovens do Projeto Pescar conhecem a SP-Arte Rotas após oficina com Hiram Latorre
Jovens do Projeto Pescar conhecem a SP-Arte Rotas após oficina com Hiram Latorre
02/09/2026

Recomendadas

Serviço pioneiro de São Bernardo, Instituição de Longa Permanência para Idosos – Grau III acolhe seus sete primeiros moradores
São BernardoCidades

Serviço pioneiro de São Bernardo, Instituição de Longa Permanência para Idosos – Grau III acolhe seus sete primeiros moradores

02/09/2026
São BernardoCidades

Falso juiz preso no ABC já foi candidato a prefeito no interior de SP e declarou patrimônio de R$ 91 milhões

01/09/2026
Identificada mulher trans decapitada e encontrada em mala em São Bernardo: Kethallyn tinha 37 anos
São BernardoCidades

Identificada mulher trans decapitada e encontrada em mala em São Bernardo: Kethallyn tinha 37 anos

01/09/2026
Santo André entrega obra viária no bairro Jardim para melhorar fluidez no trânsito
Santo AndréCidades

Santo André entrega obra viária no bairro Jardim para melhorar fluidez no trânsito

01/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?