
Uma operação integrada em Santo André entre a Secretaria de Segurança Cidadã, a Secretaria de Mobilidade Urbana e o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) foi realizada nesta quinta-feira (21/08) para combater a prática de rachas e outras infrações de trânsito que colocam em risco a vida de motoristas e pedestres. A ação teve como objetivo principal promover a segurança viária e a tranquilidade da população.
A iniciativa contou com um grande efetivo, mobilizando 11 viaturas da Guarda Civil Municipal, duas do Detran/SP e seis do Departamento de Trânsito. A operação foi estrategicamente planejada para abordar condutores em pontos-chave da cidade, realizando testes de etilômetro e verificações de rotina.
Apreensões
A ação mobilizou um efetivo de 11 viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM), duas viaturas do Detran que contavam com terminal de acesso à Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) e três etilômetros para os testes de alcoolemia, além de seis viaturas do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET).
Como resultado da força-tarefa, 51 veículos foram recolhidos ao pátio por prática de racha, além de outras pendências administrativas. Foram lavradas 48 autuações de trânsito e diversos condutores passaram pelos testes do etilômetro.
“As operações conjuntas que realizamos sempre têm como foco principal reduzir o número de acidentes, salvar vidas e trazer mais segurança para todos que circulam pela nossa cidade. Não podemos admitir que o espaço público seja usado para práticas criminosas como os rachas, que colocam em risco não apenas os envolvidos, mas também pedestres e motoristas que nada têm a ver com essa irresponsabilidade”, afirma o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira.
