ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Santo André

Gilvan se reúne com presidente do STF e CNJ para discutir resoluções sobre precatórios

Gilvan reforçou que a iniciativa busca garantir uma execução mais viável dos precatórios por parte dos municípios, sem prejuízos ao erário

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 25/04/2025 19:07
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 25/04/2025
Compartilhar
Gilvan se reúne com presidente do STF e CNJ para discutir resoluções sobre precatórios
Gilvan se reúne com presidente do STF e CNJ para discutir resoluções sobre precatórios. Foto: Divulgação

O prefeito de Santo André, Gilvan Júnior, esteve nesta quinta-feira (25), em Brasília, em uma audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, para tratar da situação dos precatórios nos municípios brasileiros.

A reunião aconteceu em nome da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da qual Gilvan é vice-presidente de precatórios. O encontro teve como objetivo ampliar o diálogo institucional com o Judiciário e buscar soluções para aprimorar as resoluções que tratam da execução e do pagamento de precatórios, oferecendo maior segurança jurídica e fôlego fiscal para os municípios.

“Temos buscado construir pontes entre os municípios e o Judiciário. A pauta dos precatórios é extremamente técnica, mas tem impacto direto nas finanças municipais, para que as cidades tenham mais condições de honrar suas dívidas sem comprometer serviços essenciais como saúde, educação e infraestrutura”, destacou Gilvan.

Logo após o encontro com o ministro Barroso, o prefeito foi recebido pelo conselheiro do CNJ, Ulisses Rabaneda, que também preside o Fórum Nacional de Precatórios (FONAPREC). Durante a conversa, Gilvan apresentou as principais dificuldades enfrentadas pelos municípios na aplicação das resoluções vigentes e propôs a realização de uma consulta formal ao Fórum de Precatórios da CNJ.

“Ficou acordado que a FNP, junto ao corpo técnico da Prefeitura de Santo André, vai elaborar uma consulta ao CNJ apontando os pontos que demandam esclarecimentos ou ajustes normativos. O conselheiro Ulisses se comprometeu a analisar a demanda com prioridade”, explicou o chefe do Executivo andreense.

A consulta jurídica abordará alguns dos principais pontos que têm gerado dúvidas nos municípios, entre eles:

  1. Acesso aos depósitos judiciais para quitação de precatórios – conforme o artigo 101, § 2º, incisos I e II do ADCT;
  2. Compensações de dívidas tributárias e não tributárias para cumprimento de planos de pagamento – conforme o artigo 100, § 11, I da Constituição Federal, combinado com o artigo 97 do ADCT;
  3. Deferimento dos valores de acordos firmados pelos municípios – conforme o artigo 102, § 2º do ADCT.

Gilvan reforçou que a iniciativa busca garantir uma execução mais justa e viável dos precatórios por parte dos municípios, sem prejuízos ao erário e com mais clareza sobre os mecanismos permitidos pela legislação vigente.

“Estamos avançando de forma técnica, respeitosa e propositiva. O diálogo com o Judiciário é essencial para encontrarmos caminhos que garantam segurança jurídica, responsabilidade fiscal e justiça social”, concluiu o prefeito.

Tags:CNJdiscussãogilvanprecatóriospresidente do STFresoluçõesreunião

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Feira de adoção “Eu amo, eu adoto” disponibiliza 141 animais entre cães e gatos Feira de adoção “Eu amo, eu adoto” disponibiliza 141 animais entre cães e gatos
Próximo artigo Santo André terá interdições no trânsito para a 22ª Meia Maratona neste domingo Santo André terá interdições no trânsito para a 22ª Meia Maratona neste domingo

Últimas notícias

fachada do 6º DP de Santo André
Tentativa de Homicídio em Santo André: Homem é ferido na Vila João Ramalho
06/12/2025
GCM detém homem após furto em farmácia no Rudge Ramos, em SBC
GCM detém homem após furto em sarmácia no Rudge Ramos, em SBC
06/12/2025
GCM de SBC prende quadrilha por roubo e perseguição após flagrante de furto de mercadorias
GCM de SBC prende quadrilha por roubo e perseguição após flagrante de furto de mercadorias
06/12/2025
Feirão de Empregos de Natal oferece mais de 7.500 vagas em São Bernardo no dia 12 de dezembro
Feirão de Empregos de Natal oferece mais de 7.500 vagas em São Bernardo no dia 12 de dezembro
06/12/2025
Segurança viária dos bairros Demarchi, Terra Nova e Batistini é reforçada com nova iluminação da alça do Viaduto Terra Nova
Segurança viária dos bairros Demarchi, Terra Nova e Batistini é reforçada com nova iluminação da alça do Viaduto Terra Nova
06/12/2025

Recomendadas

R&K Diagnóstico Veterinário inaugura nova unidade em Santo André e reforça presença no ABC Paulista
Santo AndréEspaço Pet

R&K Diagnóstico Veterinário inaugura nova unidade em Santo André

06/12/2025
Prefeitura combate invasão de área ambiental no Jardim Santo André
Santo AndréCidades

Prefeitura combate invasão de área ambiental no Jardim Santo André

05/12/2025
Chegada do Papai Noel e show musical à luz de velas marcam abertura do Paço Encantado em Santo André
Santo AndréCultura e Lazer

Chegada do Papai Noel e show musical à luz de velas marcam abertura do Paço Encantado em Santo André

06/12/2025
Acácio Miranda, remanescente da gestão de Paulo Serra, é demitido da pasta de Infraestrutura após antecipar pré-candidatura; Gilvan quer "imprimir sua personalidade" 
Santo AndréPolítica

Reforma no Secretariado: Prefeito de Santo André exonera secretário e anuncia 4 nomes

06/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?