VOLTAR
  • Variedades

Santo André vai detalhar perfil da população com deficiência

Levantamento, chamado de Paracenso, tem como objetivo fornecer informações para a formulação de políticas públicas e qualificar os serviços disponíveis

  • Santo André vai detalhar perfil da população com deficiência.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 03/09/2023
  • Compartilhar:

Levantamento, chamado de Paracenso, tem como objetivo fornecer informações para a formulação de políticas públicas e qualificar os serviços disponíveis

cadeirante em Santo André

Santo André vai detalhar perfil da população com deficiência. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Santo André celebra neste sábado (2) o início das atividades do Setembro Verde, mês da inclusão da pessoa com deficiência, com o lançamento do Paracenso, levantamento que vai detalhar o perfil da pessoa com deficiência na cidade.

“A inclusão da pessoa com deficiência é prioridade em Santo André e este levantamento vai nos ajudar no planejamento de futuras iniciativas voltadas a este público, com o objetivo de garantir uma qualidade de vida cada vez melhor para nossa gente”, afirma o prefeito Paulo Serra.

O Paracenso, fruto de uma parceria entre a Secretaria da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Planejamento Estratégico e Licenciamento, visa ampliar a quantidade de informações disponíveis sobre esta parcela da população para a formulação de ações voltadas à inclusão.

“Queremos os números mais detalhados possíveis, com dados como faixa etária, tipo de deficiência, classe social, se a pessoa tem algum benefício, para a gente conseguir qualificar os serviços. Nós precisamos de informações mais completas do que apenas a porcentagem básica da população, que é o que tínhamos disponível. Nosso objetivo é ir a fundo nos dados em diversas situações, para poder qualificar cada vez mais os serviços voltados à pessoa com deficiência de Santo André”, diz o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Alexandrino Minhoca.

Para a formulação do Paracenso, serão compilados dados, informações e estatísticas extraídos de várias fontes, principalmente os cadastros e pesquisas realizados em órgãos públicos. Os números do Censo Demográfico 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em julho deste ano, foram utilizados para quantificar o número de pessoas com deficiência e sua participação em aspectos como demografia, economia e educação no município.

“Para que o planejamento estratégico da nossa cidade atenda todos os públicos hoje e no futuro, é fundamental realizar diagnósticos setoriais visando o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a todos os andreenses. Estamos felizes em contribuir com a Secretaria da Pessoa com Deficiência neste trabalho e nosso papel neste processo é fazer o levantamento dos dados e indicadores por meio da Gerência de Indicadores Socioeconômicos”, explica o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda.

O levantamento vai contar ainda com informações coletadas junto ao Cadastro Único (CadÚnico), Censo Escolar, Ministério do Trabalho e Emprego, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), TSE (Tribunal Superior Eleitoral), além das informações coletadas junto a outras secretarias que colaboraram com a iniciativa.

Serão obtidos dados de emissão da Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) e do cartão Defis, fornecimento de BCP (Benefício de Prestação Continuada), acesso ao Reabilita (unidade de saúde referência para pacientes com deficiência física, visual, intelectual e auditiva), matrículas na rede municipal de ensino, entre outros.

A previsão é que os resultados do Paracenso estejam disponíveis em cerca de um mês.