VOLTAR
  • Cidades

Santo André restringe gratuidade de idosos nos ônibus municipais

Objetivo é desestimular uso do transporte público nos horários de pico; benefício estará disponível apenas entre 9h e 16h  

  • Prefeitos mantêm tarifa zero de ônibus para idosos, mas TJ mantém cobrança no Estado.
    Foto: Divulgação/PSA  
  • Por: Redação
  • Publicado em: 23/03/2020
  • Compartilhar:

Objetivo é desestimular uso do transporte público nos horários de pico; benefício estará disponível apenas entre 9h e 16h  

 

Objetivo é desestimular uso do transporte público nos horários de pico; benefício estará disponível apenas entre 9h e 16h. Foto: Divulgação/PSA

 

A Prefeitura de Santo André irá restringir, a partir desta terça-feira (24/o3), a gratuidade dos idosos que utilizam o transporte público municipal. O benefício para os passageiros com 60 anos ou mais poderá ser utilizado exclusivamente no período entre 9h e 16h. Fora deste horário, o Cartão Prioridade e o Cartão Melhor Idade estarão bloqueados.

A medida vale por tempo indeterminado e visa preservar a vida dos idosos em meio à pandemia do novo coronavírus, desestimulando a utilização dos ônibus em horários de pico. A SATrans, autarquia que administra os serviços de transporte na cidade, orientou as empresas que desativem as gratuidades fora desta faixa de horário (9h às 16h), impossibilitando a utilização do benefício.

Os motoristas também vão orientar os idosos sobre a utilização dos ônibus apenas em casos de extrema necessidade, além da importância da higienização com álcool em gel nos displays instalados nos veículos. Caso o idoso queira, mesmo assim, realizar a viagem, será orientado a pagar a passagem normalmente.

As medidas impostas são necessárias por conta da grande quantidade de idosos utilizando as linhas municipais. “Estamos em uma guerra invisível, com um inimigo invisível e é muito importante a conscientização sobre a importância de ficar em casa para preservar vidas e frear a disseminação do coronavírus em nossa cidade”, destacou o prefeito Paulo Serra.

O número de viagens realizadas por idosos vem caindo dia após dia, mas ainda assim há um público que não segue as orientações da Prefeitura. Na última quarta-feira (18), por exemplo, cerca de 24 mil viagens foram realizadas por idosos nos ônibus municipais.

No último final de semana a utilização do transporte público municipal pelos idosos teve queda de mais de 80%. No sábado (21) foram realizadas cerca de 3.000 viagens de passageiros com 60 anos ou mais e no domingo (22) foram aproximadamente 1.300 viagens.