Santo André recebe peneira de futebol da Taça das Favelas
Jovens andreenses se preparam para participar de maior torneio de futebol de campo entre comunidades Neste domingo (17/03), 9h30, jovens atletas moradores de comunidades de Santo André poderão participar de peneira para integrar o time Favela Palmares, que representará a cidade na Taça das Favelas, considerado o maior campeonato entre comunidades do mundo. […]
Jovens andreenses se preparam para participar de maior torneio de futebol de campo entre comunidades
Neste domingo (17/03), 9h30, jovens atletas moradores de comunidades de Santo André poderão participar de peneira para integrar o time Favela Palmares, que representará a cidade na Taça das Favelas, considerado o maior campeonato entre comunidades do mundo. Esta primeira etapa seletiva será realizada no Campo do Vasquinho (Rua Hatsuey Motomura, 130, na Vila América – próximo ao Estádio Bruno José Daniel) para os inscritos nascidos entre 2001 e 2005.
Os jovens devem apresentar RG e, de preferência, vestir meião e calção preto. É necessário realizar inscrição prévia no site da Taça das Favelas, por meio do link https://bit.ly/2XZRjZW. A Prefeitura de Santo André participa da ação fornecendo suporte na logística de transporte dos participantes e infraestrutura do evento.
Sobre a Taça das Favelas
Organizada pela Central Única das Favelas (CUFA), a Taça das Favelas é o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo. Ao todo, mais de 100 mil jovens participam da competição, que se inicia nas peneiras internas nas comunidades até a grande final.
A competição visa contribuir para a promoção da inclusão social através do esporte, influenciando positivamente a realidade de crianças e jovens brasileiros. Uma oportunidade de promover a integração das comunidades, a ressignificação do território e o fortalecimento da autoestima da juventude das favelas.
A primeira edição da Taça das Favelas foi realizada em 2012, e desde então tem se consolidado como uma importante oportunidade de revelação de novos talentos para o futebol. Entre os destaques estão Erick Brendon, atual jogador do América, que disputou a Taça das Favelas 2012 representando o Complexo do Alemão, e Matheus Norton, que jogou a edição de 2013 e, no ano passado, se destacou na conquista do Torneio de Terborg, na Holanda.
A competição ganhou ainda mais notoriedade no cenário mundial, tendo sua importância e relevância reconhecida por grandes craques da bola como Zico, Júnior, Bebeto e Romário. Hoje a Taça é um sucesso e a cada ano cresce o número de favelas inscritas.
Além de dar oportunidade aos jovens talentos das favelas de brilharem e irem em busca do sonho de se tornar jogador profissional, a Taça das Favelas tem como fio condutor proporcionar novas experiências educacionais e culturais a estes jovens. Acreditamos que a conscientização é essencial também fora do campo de jogo, e é dessa forma, pensando além das quatro linhas, que a CUFA oferece workshops e palestras durante o torneio.
Mais do que um torneio esportivo, a Taça das Favelas é um campeonato da integração social, levando a milhares de jovens valores educacionais e de cidadania.