VOLTAR
  • Variedades

Santo André quer zerar consultas ambulatoriais em unidades de saúde

Foram atendidos 840 pacientes em especialidades como clínica médica, ginecologia, pediatria e generalista

  • Foram atendidos 840 pacientes em especialidades como clínica médica, ginecologia, pediatria e generalista.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/04/2023
  • Compartilhar:

Foram atendidos 840 pacientes em especialidades como clínica médica, ginecologia, pediatria e generalista

paciente atendido por médico

Foram atendidos 840 pacientes em especialidades como clínica médica, ginecologia, pediatria e generalista. Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Santo André promoveu neste sábado (15/04) um mutirão para zerar a fila de atendimento por consultas nas unidades básicas de saúde. No total, 11 unidades abriram as portas das 7h às 17h para atender a demanda represada em clínica médica, ginecologia, pediatria e generalista. Aproximadamente 840 pacientes foram atendidos.

A força-tarefa ocorreu na Unidade de Saúde Vila Lucinda, Unidade de Saúde Centro Saúde Escola – Capuava, Unidade de Saúde Centro, Policlínica Vila Palmares, Policlínica Paraíso, Unidade de Saúde Jardim Alvorada, Unidade de Saúde da Família Jardim Carla, Policlínica Vila Humaitá, Clínica da Família Parque Miami, Unidade de Saúde da Família Recreio da Borda do Campo e Clínica da Família Parque Andreense.

Além das consultas médicas, a unidade do Recreio da Borda do Campo ofertou coleta de papanicolau e a Policlínica Paraíso realizou eletrocardiogramas previamente agendados para atender demandas reprimidas.

“Não medimos esforços para cuidar da nossa gente e por essa razão as unidades de saúde estarão abertas em um dia extra na semana, um sábado, com o único objetivo de zerar demanda que ficou reprimida desde a pandemia, quando, por força maior, fomos obrigados a cancelar todas as consultas eletivas. Será um grande mutirão, com envolvimento de mais de 110 profissionais em 11 unidades de saúde”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

A força-tarefa foi direcionada exclusivamente para pacientes que já estavam aguardando consultas médicas. Todos os munícipes foram contatados por meio dos telefones que constam no cadastro das unidades.

“Fizemos um planejamento estratégico para atender unidades com maior demanda por consultas. Nossa intenção sempre é a de promover saúde de qualidade para a população e tenho certeza que esse mutirão será muito importante para o munícipe que espera por atendimento. Nossos esforços estão concentrados em zerar todas as filas por atendimento”, comenta a diretora do Departamento de Atenção à Saúde de Santo André, Luciane Suzano Pereira Cunha.