Categories: CidadesSanto André

Santo André passa a oferecer tratamento de quimioterapia na rede municipal

Secretaria de Saúde firma contrato com clínica particular para ofertar procedimento de quimioterapia antes disponível apenas na rede estadual

Santo André passa a oferecer tratamento de quimioterapia na rede municipal. Foto: Divulgação

Santo André firmou parceria com clínica particular para ofertar aos pacientes oncológicos atendidos pela rede municipal de saúde tratamento de quimioterapia. A novidade representa mudança significativa para os andreenses, que deixam de ser atendidos apenas pela Rede Hebe Camargo, de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde, e que, na maioria dos casos, encaminhava os munícipes para o Hospital Geral de Guarulhos.

“Santo André dá um grande salto no tratamento oncológico ao iniciar o serviço de quimioterapia no município. É um programa que começamos a mapear quando eu ainda ocupava a Secretaria de Saúde e, agora, como prefeito, conseguimos tirar do papel. É uma forma de trazermos um tratamento ainda mais digno e 100% gratuito aos pacientes oncológicos de Santo André”, ressaltou o prefeito Gilvan Junior.

A clínica contratada pela Secretaria de Saúde é a Onko Oncologia, que fica na Rua Siqueira Campos, 360, no Centro, e vai prestar serviço de quimioterapia para os diagnósticos de câncer de mama, ovário, colo de útero, estômago, colón/reto/canal anal, pulmão, próstata e cabeça e pescoço, com exceção da tireoide.

“Um avanço importante para a rede municipal de saúde oferecer aos nossos pacientes o tratamento com quimioterapia, que é fundamental no combate e controle do câncer. Agora o morador de Santo André não terá mais que fazer grandes deslocamentos para realizar o tratamento do câncer. Por mais que seja uma responsabilidade do Estado, estamos fazendo um grande esforço para oferecer esse recurso na nossa cidade pensando na saúde e no bem-estar dos nossos munícipes”, destacou o secretário de Saúde, Pedro Seno.

- Publicidade -

A parceria com a clínica começou a funcionar nesta terça-feira e os pacientes aprovaram a novidade. Douglas Lucena Silva da Costa, 46 anos, foi levar o pai, Elias da Costa, 75, para a primeira consulta. “Estamos sendo muito bem atendidos. Meu pai foi diagnosticado com câncer de próstata em novembro e estávamos aguardando para iniciar a quimioterapia. Fiquei muito feliz em poder iniciar o tratamento e ainda aqui em Santo André, perto de casa”, comemorou.

O fluxo de atendimento continua o mesmo, ou seja, o paciente é atendido primeiramente pelas unidades básicas de saúde de Santo André e, em caso de necessidade, são encaminhados para os oncologistas do CHMSA (Centro Hospitalar Municipal de Santo André) que solicitam o tratamento com quimioterapia para a clínica conveniada.

Recent Posts

Cerco policial acaba com dois criminosos sem vida em Mauá

Ao perceberem a aproximação da viatura, os ocupantes tentaram fugir, dando início a uma perseguição

3 horas ago

Concurso de São Bernardo é prorrogado até 2027 para cargos na Educação

Decisão sobre concurso publicada no Diário Oficial desta sexta-feira estende para mais dois anos o…

3 horas ago

Marcelo Lima sanciona Lei que altera nome da GCM para Polícia Municipal

Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…

5 horas ago

Aniversário de Ribeirão Pires terá Elba Ramalho, Entoada Nordestina e inaugurações

Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…

8 horas ago

Dupla é presa por tráfico na divisa entre São Bernardo e São Caetano

No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…

9 horas ago

Foragido por roubo é preso em SBC com maquininha de cartões usada em golpes

Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…

9 horas ago