VOLTAR
  • Economia

Santo André oferece qualificação e bolsa para pessoas desempregadas

Programa Andreense de Qualificação oferece 400 vagas para pessoas desempregadas; inscrições vão até 15 de outubro

  • Santo André oferece qualificação e bolsa para pessoas desempregadas.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 03/10/2023
  • Compartilhar:

Programa Andreense de Qualificação oferece 400 vagas para pessoas desempregadas; inscrições vão até 15 de outubro

 

Sala de Aula

Santo André oferece qualificação e bolsa para pessoas desempregadas. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Assistência Social, abriu inscrições para o Programa Andreense de Qualificação (PAQ). O programa tem como objetivo proporcionar qualificação profissional, alfabetização, renda e ocupação para pessoas maiores de 18 anos desempregadas e residentes na cidade de Santo André.

Os participantes selecionados receberão uma bolsa-auxílio e colaborarão, em caráter eventual, com atividades propostas de interesse do município ou órgãos da administração pública, sem vínculo empregatício e de subordinação.

“Nosso objetivo com o PAQ é oferecer oportunidades de qualificação profissional e inclusão social para os moradores de Santo André que enfrentam o desemprego. Através de cursos e capacitações, buscamos desenvolver habilidades e conhecimentos que possam aumentar as chances de empregabilidade dessas pessoas”, destaca o secretário de Assistência Social, Andre Scarpino.

As condições para participação no PAQ são as seguintes: ter idade igual ou superior a 18 anos; estar em situação de desemprego por período igual ou superior a seis meses, desde que não seja beneficiário de seguro-desemprego ou receba outro benefício pago pelo Regime Geral da Previdência Social (RGPS); ser residente no município de Santo André há, no mínimo, dois anos; pertencer a família de baixa renda, com rendimento bruto mensal per capita igual ou inferior a 50% do salário mínimo nacional vigente, somando-se os rendimentos brutos dos membros da família, oriundos do trabalho e/ou outras fontes de qualquer natureza; apresentar atestado de antecedentes criminais; e apresentar certidão de quitação eleitoral.

Serão disponibilizadas 400 vagas, sendo 200 para homens e 200 para mulheres, com seis vagas destinadas a pessoas com deficiência em cada público. O prazo de permanência dos selecionados é de dois anos, podendo ser prorrogado por mais um ano.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 15/10/23 (domingo), por meio do formulário eletrônico disponível no link https://www.santoandre.sp.gov.br/AS/PortalBeneficiario/. Os candidatos que não têm acesso à internet poderão se inscrever em qualquer Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou Centro de Assistência Social (CAS), de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Para efetuar a inscrição, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O edital completo do programa está disponível no link https://acesse.santoandre.br/paq.

As pessoas contempladas atualmente pelo Programa Frente Social de Trabalho terão a oportunidade de migrar para o PAQ, contudo, também terão que realizar o processo de inscrição.

Endereço dos Cras e CAS de Santo André:

Cras Alzira Franco: Rua Amapola, s/n – Jardim Alzira Franco

Cras Centro: Rua Xavier de Toledo, 350 – Centro

Cras Jardim Cristiane: Rua Martinópolis, s/n – Jardim Cristiane

Cras Marek: Avenida Valentim Magalhães, altura do nº 2.773 – Jardim Mirante

Cras Recreio da Borda do Campo: Rua Arara Azul, 1.705 – Recreio da Borda do Campo

Cras Sítio dos Vianas: Praça Maria Mariano, s/nº – Sítio dos Vianas

Cras Utinga: Avenida Utinga, 1.971 – Vila Metalúrgica

Cras Vila Luzita: Estrada do Pedroso, 236 – Vila Luzita

CAS Parque Miami – Estrada do Pedroso, 5.151 – Parque Miami

CAS Paranapiacaba – Avenida Antônio Francisco de Paula Souza, s/n – Paranapiacaba

CAS Parque Andreense – Rodovia Índio Tibiriçá | km 39,5 – Parque Andreense