VOLTAR
  • Esporte

Santo André oferece aulas de patinação para a comunidade

 Esporte é nova modalidade de curso do programa Sou Amigo dos Cesas, que oferece 41 opções de atividades espalhadas nos doze Centros Educacionais de Santo André

  • Santo André oferece aulas de patinação.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Redação
  • Publicado em: 19/03/2019
  • Compartilhar:

 Esporte é nova modalidade de curso do programa Sou Amigo dos Cesas, que oferece 41 opções de atividades espalhadas nos doze Centros Educacionais de Santo André

 

patinação

Santo André oferece aulas de patinação. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

 

Trabalhar o equilíbrio, a postura, movimentar o corpo, além de curtir uma atividade divertida, que pode ser aproveitada sozinho ou em família. Esses são os benefícios da prática da patinação, que passou a ser ministrada neste ano no Cesa (Centro Educacional de Santo André) Vila Floresta. A modalidade é uma das 41 opções de cursos para a comunidade oferecidos nos 12 Cesas da cidade, por meio do programa Sou Amigo dos Cesas.

As aulas de patins acontecem às quintas-feiras em dois horários: às 19h30, para crianças com idade entre 8 e 16 anos, e às 20h30, para adultos acima dos 17 anos. Há também turmas aos sábados, às 10h, para as crianças, e às 11h, para os adultos.

As aulas são voltadas para todos, desde os que nunca calçaram patins até os mais experientes. Eu ensino a postura correta, como fazer curvas, transições, usar os freios, andar de frente e de costas, até chegar nos elementos de patinação artística”, contou Suzana Lopes, instrutora responsável pelo curso.

Suzana destaca que crianças com todo tipo de perfil corporal podem patinar de maneira atlética, graciosa e elegante. “Aulas de patinação artística dão postura para crianças muito altas, que tendem a se curvar, dão músculos fortes e trazem elegância até aos que nunca conseguiram dançar”, destacou. As vagas para as turmas já estão preenchidas e as inscrições para novos alunos estão sujeitas ao surgimento de novas vagas.

A instrutora tem base artística que, segundo ela, é a mais completa – estudou patinação artística por sete anos –, e por isso pretende dar bastante atenção a aspectos desta prática em suas aulas. Para isso, solicita o uso dos patins tradicionais (Quad), de quatro rodinhas e com um freio na frente, ideais na patinação artística. “O modelo ‘inline’ é mais comum e pode ser usado em diversos tipos de piso, mas também é mais fácil aprender sozinho ou encontrar alguém que ensine o básico. Minha proposta é diferente”.

Além de ensinar o básico a quem não sabe patinar e manobras da patinação artística, Suzana quer unir as famílias em uma atividade prazerosa para todos e destaca os benefícios da prática. A patinação, por exemplo, requer concentração e perseverança. “Foco é a palavra chave pra quem quer patinar. Sem foco você não se equilibra. Sem foco, você cai. E, se cair, tem que levantar e tentar de novo, e continuar, como na vida”, completou.

Modalidades

O programa Sou Amigo dos Cesas, criado em 2017, é realizado nos 12 Centros Educacionais de Santo André e acontece graças à participação dos que desejam compartilhar seus conhecimentos de forma voluntária. Este ano, o Programa Sou Amigo dos Cesas viabilizou a oferta de 41 modalidades de cursos e atividades nos Centros.

Ainda há vagas em alguns cursos, mas a programação é diferente em cada unidade, por isso os interessados devem procurar o Cesa mais próximo para obter mais detalhes.

Lista de modalidades oferecidas nos Cesas:

Animal Art´S

Artes Manuais

Artesanato

Baby Ballet

Ballet

Basquete

Caminhada

Canto

Capoeira

Crochê

Dança Cigana

Dança De Salão

Dança Do Ventre

Dança Free Pass

Dança Plie Danse

Dança Rítmica

Desbravadores

Formando Amigos

Futsal

Futsal Feminino

Ginástica Acrobática

Ginástica Funcional

Hip- Hop

Informática

Inglês

Jazz Dance

Jiu Jitsu

Karatê

Lambaeróbica

Morganti

Muai- Thai

Oficina De Bordar Roupa De Dança

Origami

Patchwork

Patins

Pintura em Tecido

Rugby

Samba Rock

Violão

Voleibol

Yoga

Zumba

Endereços dos Cesas

Cesa Parque Novo Oratório (com piscina)

Rua Tanganica, 385

Cesa Vila Humaitá (com piscina)

Rua Guerra Junqueira, 366

Cesa Jardim Santo Alberto (com piscina)

Rua Petrogrado, s/nº

Cesa Parque Erasmo Assunção (com piscina)

Rua Ipanema, 253

Cesa Vila Linda (com piscina)

Rua Rolândia, 115

Cesa Vila Floresta (com piscina)

Rua Parintins, 344

Cesa Cata Preta

Estrada da Cata Preta, 810

Cesa Parque Andreense

Rua Astorga, s/nº

Km 37,5 da Rodovia Índio Tibiriçá

Cesa Vila Palmares

Rua Armando Rocha, 220

Cesa Vila Sá

Av. Nova Iorque, s/nº

Cesa Jardim Santo André

Rua dos Dominicanos, 1250

Cesa Jardim Irene

Rua Caminho dos Vianas, 649