Santo André lança portal SIGA com informações e dados públicos

Mais visitadas

Plataforma permite ao usuário combinar dados e gerar mapas para pesquisas em diversos formatos, garantindo transparência e interação

Prefeito de Santo André lança portal SIGA com informações e dados públicos. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

Com o objetivo oferecer o acesso a informações sobre a cidade de Santo André para o uso da administração pública, centros de pesquisa, universidades, imprensa e população em geral, a Prefeitura de Santo André conta com a plataforma SIGA (Sistema de Informações Geográficas Andreense).

A ferramenta concentra diversos dados oficiais do município e permite cruzamento de informações de todas as secretarias para planejamento a partir de dados primários, análises e projetos urbanos. Nesta quarta-feira (2), durante a apresentação sobre a funcionalidade da plataforma, o prefeito Paulo Serra destacou as vantagens do serviço.

“Mais uma inovação para conectar a nossa cidade com os andreenses, essa plataforma traz interatividade e conectividade com todos os serviços e secretarias da Prefeitura. Dados disponibilizados com transparência e de fácil acesso para que o munícipe possa fazer a sua busca, acompanhar índices, análises, projetos urbanos, combate à pandemia e muito mais. Santo André, reconhecida como uma cidade inteligente, avança em tecnologia para estar cada vez mais preparada para o futuro e para gerar desenvolvimento e novas oportunidades”, pontuou o prefeito.

O portal siga.santoandre.sp.gov.br, iniciativa do Departamento de Desenvolvimento e Projetos Urbanos da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos, apresenta dados georreferenciados da cidade visando subsidiar com informações oficiais as mais variadas pesquisas, a gestão e o planejamento estratégico de Santo André. A plataforma está sendo utilizada desde 2019 internamente pelos servidores, mas agora foi disponibilizada para o público geral.

“Gestão pública tem que ter dados e informação para se abastecer internamente e entregar à sociedade. Com esta plataforma, qualquer pessoa no mundo pode ter acesso aos dados de Santo André e conhecer a nossa realidade. Trata-se de uma pequena revolução, pois a partir de um software livre, sem custo adicional, gerando dados e informações disponíveis e transparentes, oferecemos conhecimentos que podem traduzir políticas públicas mais competentes, proporcionar atratividade ao agente privado, orientando novos negócios para a cidade, e também possibilitar ao cidadão fazer a sua análise com seus mapas e suas interpretações”, ressaltou o superintendente da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos, José Police Neto.

O SIGA contém mais de 100 camadas de informação para consulta, divididas em diferentes temas. Entre os exemplos de dados estão: vacinação Covid-19; terminais de ônibus; coleta de resíduos; localização dos 112 bairros; divisas municipais; marco zero; população em números por bairro; localização de equipamentos públicos de saúde, educação, lazer, assistência social; coleta de recicláveis; informações sobre uso e ocupação do solo; sobre trânsito; entre outras.

Novas informações serão continuamente disponibilizadas, uma vez que o sistema é dinâmico e está em constante atualização.

Os arquivos para download estão organizados conforme Menu de Temas do Visualizador de Mapas, e disponibilizam informações sob responsabilidade da Prefeitura de Santo André. Para ter acesso a informações de terceiros, o usuário deve entrar em contato com os órgãos ou instituições responsáveis pelas mesmas e indicados nos metadados da camada. Para baixar, basta o usuário clicar no nome da camada e o download será feito automaticamente. A pasta compactada contém o arquivo shapefile e o arquivo pdf referente ao metadado da camada escolhida.

Arquivos – Para solicitar arquivos (shape, dwg, kml, dentre outros) ou mapas, o usuário deve abrir uma solicitação de serviço informando usuário e senha no portal.  Caso ainda não possua, deve ser feito um cadastro.

No campo “Pesquisar Pedido”, selecionar a opção “Solicitações para o SIGA” e preencher os dados requeridos, descrevendo a solicitação. O usuário deve informar email e telefone de contato e incluir arquivos, se julgar necessário. Após estas etapas, clicar em gravar para enviar o pedido.

A plataforma conta com a participação de todas as secretarias e autarquias municipais, através do Grupo Gestor da Informação da Prefeitura de Santo André, e recebeu apoio da Universidade Federal do ABC, GeoSampa (Mapa Digital da Cidade de São Paulo) e DataGeo (Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais do Estado de SP).

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações