VOLTAR
  • Cidades

Santo André lança comitê de contingência do coronavírus

Município não conta com nenhum caso confirmado e os casos suspeitos seguem sendo monitorados

  • Santo André lança comitê de contingência do coronavírus.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Redação
  • Publicado em: 12/03/2020
  • Compartilhar:

Município não conta com nenhum caso confirmado e os casos suspeitos seguem sendo monitorados

 

Santo André lança comitê de contingência do coronavírus. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

 

A Prefeitura de Santo André criou nesta quinta-feira (12) o Comitê Gestor de Contingência do Coronavírus, com o objetivo de monitorar o avanço do covid-19 no município. Fazem parte do comitê representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, além da rede de hospitais privados e comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina do ABC e Universidade Federal do ABC.

Santo André não possui nenhum caso confirmado da doença e as providências necessárias em relação ao coronavírus estão em andamento na cidade, seguindo as normas técnicas e de prevenção estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

“Desde o dia em que recebemos o primeiro caso suspeito iniciamos os trabalhos com essas equipes e várias ações já foram desenvolvidas. É importante destacar que, embora a cidade esteja atenta e monitorando os casos suspeitos, não há registro de casos confirmados”, ressaltou o prefeito Paulo Serra.

Entre as medidas já adotadas pela Secretaria de Saúde de Santo André estão a capacitação sobre os aspectos gerais da doença para equipes da atenção básica, atenção hospitalar e urgência e emergência. O município também redimensionou a logística de transporte do material coletado a ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz, com o objetivo de agilizar o processo de obtenção dos resultados de exames de casos suspeitos. Além disso, banners informativos sobre etiqueta respiratória serão instalados nos equipamentos de saúde.

Outras medidas poderão ser adotadas, caso haja necessidade, como ampliação do horário de atendimento em unidades de saúde e suspensão temporária das cirurgias eletivas, o que garantirá o aumento dos leitos disponíveis.

“Neste momento de apreensão com o novo coronavírus é fundamental mantermos a serenidade e mobilizar esforços para garantir à população a assistência adequada e prevenção à doença”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Chaves.

Como forma de prevenção, o Departamento de Vigilância à Saúde orienta a população a intensificar o uso dos protocolos de etiqueta respiratória (higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar), além de evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas como corrimãos, bancos e maçanetas.

A administração municipal orienta a população a ficar atenta à disseminação de fake news e buscar informações nas fontes oficiais, como o site da Prefeitura ou por meio do link www.santoandre.sp.gov.br/coronavirus. As redes sociais da Prefeitura também vão trazer diariamente informações sobre o covid-19.