VOLTAR
  • Cidades
  • Santo André

Santo André lança aplicativo para agilizar marcação de consultas médicas

Munícipes terão diversos serviços de saúde em aplicativo para ganhar tempo e evitar deslocamentos desnecessários

  • Santo André lança aplicativo para agilizar marcação de consultas médicas.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 07/03/2024
  • Compartilhar:

Munícipes terão diversos serviços de saúde em aplicativo para ganhar tempo e evitar deslocamentos desnecessários

Pessoas em palestra

Santo André lança aplicativo para agilizar marcação de consultas médicas. Foto: Divulgação

Os usuários da rede municipal de saúde de Santo André ganharam importante ferramenta para agilizar a marcação de consultas com os médicos especialistas. O prefeito Paulo Serra lançou nesta quarta-feira (6) o aplicativo Poupatempo da Saúde, que vai colocar na palma da mão dos andreenses o acesso a diversos serviços como histórico de agendamentos, carteira de vacinação, localização de farmácia para retirada de medicamentos por meio da geolocalização, entre outros.

A plataforma já está disponível para ser baixada tanto no Android (https://bit.ly/poupatemposaude-android) como no iOS (https://bit.ly/poupatemposaude-ios).

Para ter acesso às consultas no aplicativo, o paciente deve passar primeiro pela unidade básica de saúde mais perto da sua casa para ser avaliado e encaminhado. Após esse processo, em até 72 horas será liberada no aplicativo do usuário a especialidade que o paciente tem permissão para marcar a consulta, podendo escolher data e horário mais apropriado. Os atendimentos serão realizados no Poupatempo da Saúde, que fica dentro do Atrium Shopping, na Rua Giovanni Battista Pirelli, 155, na Vila Homero Thon.

A implementação do aplicativo Poupatempo da Saúde só foi possível graças à reorganização da rede de saúde de Santo André, que foi intensificada em 2023 com o programa Saúde Fila Zero. Por meio de dezenas de mutirões, a cidade bateu recordes na oferta de consultas e exames para acabar com as filas represadas na pandemia da Covid. Em 2023 foram 189.284 consultas e 312.413 exames, números equivalentes aos que haviam sido disponibilizados em 2021 e 2022 somados, quando foram ofertados 160.807 consultas e 336.396 exames.

Poupatempo da Saúde

Inaugurado no dia 2 de fevereiro, o Poupatempo da Saúde ocupa dois andares do Atrium Shopping, o equipamento, que é o maior do tipo no Brasil dentro de empreendimentos particulares, disponibiliza mais de 30 especialidades em espaço de 1,6 mil metros quadrados.

Funcionando com horário estendido, de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, das 9h às 16h, o Poupatempo da Saúde finalizou o primeiro mês de atividades com números expressivos. Mesmo fevereiro sendo um mês mais curto e com a pausa do Carnaval, foram 16.770 serviços executados, entre eles 6.675 consultas realizadas e 8.434 agendamentos de consultas.