VOLTAR
  • Cidades

Santo André interdita três estabelecimentos na Operação Ferro Velho

Ação, que contou com atuação da GCM, Departamento de Controle Urbano, Semasa e Polícia Civil, teve objetivo de coibir furto de peças metálicas

  • Santo André interdita três estabelecimentos na Operação Ferro Velho.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 04/08/2022
  • Compartilhar:

Ação, que contou com atuação da GCM, Departamento de Controle Urbano, Semasa e Polícia Civil, teve objetivo de coibir furto de peças metálicas; São Caetano também teve operação

ferro velho sendo interditado em Santo André

Santo André interdita três estabelecimentos na Operação Ferro Velho. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Santo André desencadeou nesta quinta-feira (04/08) a Operação Ferro Velho e lacrou três estabelecimentos por problemas de documentação, um no Núcleo Sacadura Cabral, outro no Núcleo Tamarutaca e também um localizado na Avenida Pereira Barreto.

A ação contou com a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM), agentes da Polícia Civil, Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e Departamento de Controle Urbano (DCUrb).

Durante as ações da Operação Ferro Velho um foragido da Justiça foi capturado e outro foi conduzido ao 1º Distrito Policial para averiguação de dados. Além disso, 13 quilos de cobre foram apreendidos, oito estabelecimentos foram notificados e 23 averiguados em relação à documentação que atestava o tipo de atividade exercida. A operação teve o objetivo de fiscalizar e, com isso, coibir o furto de peças metálicas como grelhas de bueiros, tampões de ferro, grades, portões residenciais, lixeiras e fios de cobre.

“A atuação, junto dos órgãos fiscalizatórios municipais, das polícias e da Guarda Civil Municipal mostra que o trabalho de inteligência é fundamental para frear ocorrências dessa natureza. À medida que damos uma resposta com as forças policiais e as autoridades fiscalizatórias da Prefeitura, este número tende a diminuir e conseguimos saturar esse tipo de crime”, destaca o secretário de Segurança Cidadã, Edson Sardano.

Os locais onde esse tipo de delito são praticados estão inseridos em um mapeamento direcionado que é realizado pela GCM, em conjunto com as demais forças policiais. Esse mapeamento é fundamental para que ações ostensivas continuem acontecendo em várias regiões da cidade.

A comercialização de produtos com origem ilícita é um crime que consta no Código Penal, no artigo 180, e prevê detenção de um a quatro anos em caso de flagrante, além de multa, para quem comete o crime e para quem revende este material.

São Caetano

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Seseg (Secretaria de Segurança), e a Polícia Civil deflagraram nesta quinta-feira (4/8) a Operação Ferro-Velho. A visita a 15 estabelecimentos teve como finalidade fiscalizar locais que comercializam materiais metálicos como cobre, ferro e alumínio. A ação, que contou com as equipes de investigadores de polícia da Delegacia Sede, do 1º e 2º DP (Distrito Policial) e da GCM (Guarda Civil Municipal), não teve nenhuma situação criminal.

Na visita, os comerciantes foram informados sobre as ações de prevenção e combate ao crime de furtos de fiação elétrica em virtude do cobre, a comercialização de origem duvidosa, além de serem orientados a retirarem os objetos que impedem a circulação das pessoas nas calçadas e vias.

“O trabalho conjunto com as Forças de Segurança de São Caetano é muito importante para o combate ao crime na cidade. Hoje realizamos uma operação conjunta visando o combate ao crime de furto de fios, cabos e metais. Foram realizadas vistorias em estabelecimentos de reciclagem e ferro velho, possíveis pontos de receptação dos materiais subtraídos.O combate à receptação é de grande valia para coibir o furto destes materiais na cidade”, comentou Ricardo Tagamo, chefe dos Investigadores da Polícia Civil de São Caetano.

“As operações conjuntas entre as forças de segurança no município (GCM, Polícia Civil e Militar) são constantes para combater toda modalidade criminosa, seja furto, roubo ou receptação de materiais de origem ilícita. Nesta ação de fiscalização não foi encontrada nenhuma irregularidade criminal e também nos colocamos à disposição dos comerciantes para formarmos parceria para combater tal ilicitude e assim, evitar a alimentação desse crime”, ressaltou o secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva.