VOLTAR
  • Cidades

Santo André interdita nove moradias em estado de risco

Casas localizadas na Vila Lutécia eram irregulares e sofriam possível desabamento

  • Defesa Civil de Santo André interdita casas que corriam risco de desabar.
    Foto: Divulgação/PSA
  • Por: Redação
  • Publicado em: 23/02/2019
  • Compartilhar:

 Casas localizadas na Vila Lutécia eram irregulares e sofriam possível desabamento

 

interdita

Defesa Civil de Santo André interdita casas que corriam risco de desabar. Foto: Divulgação/PSA

 

A Prefeitura de Santo André interditou neste sábado (23/02) nove residências na rua Alberto Zirlis, na Vila Lutécia, que corriam risco de desabamento. A ação ocorreu após realização de georreferenciamento, que identificou situação de risco para as famílias que residem no local. Os moradores, que viviam em residências irregulares, foram encaminhados para a assistência social e cadastrados para receber aluguel social.

O terreno invadido onde foram construídas as casas pertence ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e uma parte à Construtora Itapuã. A ação preventiva foi realizada em conjunto com a Defesa Civil, Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária e o Semasa, por meio do Departamento de Gestão Ambiental.

“Essa foi uma ação para preservar a integridade física destes moradores. Qualquer deslizamento de terra pode colocar vidas em risco. As equipes estão atentas para evitar tragédias deste tipo”, disse o prefeito Paulo Serra.

Prevenção

A Prefeitura de Santo André mantém um mapeamento detalhado das áreas de risco da cidade, o que possibilita que as secretarias municipais possam atuar, seja na remoção ou em relação à disponibilização de auxílio às famílias. Esse mapeamento dispõe das áreas geologicamente sucessíveis e o estudo de geomorfologia do solo.