Santo André inicia programação de férias da Emea Parque Tangará
Imersão nos espaços da Emea( Escola de Educação Ambiental) começam no dia 16 de janeiro com diversas atividades gratuitas
Imersão nos espaços da Emea( Escola de Educação Ambiental) começam no dia 16 de janeiro com diversas atividades gratuitas
A Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará, em Santo André, preparou diversas atrações para as férias de janeiro. A programação gratuita, destinada à comunidade escolar e munícipes, irá proporcionar contato com a natureza além de oficinas para o público em geral.
A abertura das atividades será realizada na próxima terça-feira (16) com a temática “Vamos falar sobre plantas”, das 13h30 às 15h. Os participantes poderão descobrir o fascinante mundo das plantas que vivem na Emea e a importância de preservar todos os tipos de vida para um futuro sustentável. Os biólogos irão conduzir a uma jornada pelos espaços pedagógicos do cactário, das plantas carnívoras, do viveiro de mudas de árvores, da horta orgânica e do orquidário.
Um convite para descobrir mais sobre a Emea, que une educação ambiental, cultura africana e afro-brasileira, também integra a programação no dia 16 de janeiro, das 13h30 às 15h. Os interessados poderão explorar o Espaço África, o cactário e a arena acompanhados dos biólogos do local. Além do percurso pelos espaços também serão realizadas brincadeiras africanas. A atração se repete no dia 25 de janeiro no mesmo horário.
Também nos dias 16 e 25 de janeiro ocorre a atividade “Brincar de Sentir”, das 13h30 às 15h. Esse encontro exploratório permitirá a manipulação, experimentação e escolhas a partir de diferentes objetos com elementos da terra, fogo, água e ar, além de contação de história.
Já no dia 18, das 13h30 às 15h, será a vez de descobrir o “Segredo dos bichos da Emea”, aprofundando informações sobre aves, polinizadores, bicho-pau e outros invertebrados presentes nos espaços da Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará.
Ainda no dia 18, das 13h30 às 15h, será a vez de aprofundar algumas práticas culturais dos povos indígenas brasileiros, suas interações com a natureza e a influência originária na diversidade cultural do País. O roteiro será conduzido pelos biólogos da Emea passando pela Sala e Quintal das Memórias e Bosque do Urucum. Além disso, serão realizadas brincadeiras com petecas no gramado. A atração se repete no dia 23 de janeiro no mesmo horário.
Encerrando a programação, no dia 23, será explorada a temática “De onde vem as Coisas”. O evento, que ocorre das13h30 às 15h, trará reflexões sobre a origem dos alimentos que comemos, das roupas e equipamentos que usamos e para onde vão quando não usamos mais. A atividade inclui explorar espaços pedagógicos como o bosque, a arena, a cisterna, o biodigestor e a Sala dos Resíduos.
Serviço
Todas as inscrições devem ser feitas até um dia antes do evento, sujeito a disponibilidade de vagas, que são limitas até 20 participantes por atividade.
A Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará fica na Rua Anacleto Popote, 46, no bairro Valparaíso. Para mais informações sobre a programação e inscrições basta acessar o site da Emea (https://parqueescola.org.br/programacao-livre/) ou ligar para 3356-9050.