VOLTAR
  • Cidades

Santo André inicia obras de reforma e modernização do CHM

Principal equipamento de saúde da cidade ganhará novos leitos e receberá diversas melhorias por meio do programa Qualisaúde

  • Vereador de Sto.André diz que elevador quebrado no CHM põe pacientes em risco. 
    Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 23/11/2019
  • Compartilhar:

Principal equipamento de saúde da cidade ganhará novos leitos e receberá diversas melhorias por meio do programa Qualisaúde

CHM, Principal equipamento de saúde da cidade, ganhará novos leitos e receberá diversas melhorias por meio do programa Qualisaúde. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

 

O Centro Hospitalar Municipal (CHM) Dr. Newton da Costa Brandão, em Santo André, passará por obras de reforma e modernização. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Paulo Serra nesta sexta-feira (22/11). Durante as intervenções não haverá interrupção do serviço prestado à população e o atendimento continuará sendo realizado normalmente.

Popularmente conhecido como Santa Casa, o CHM receberá intervenções de melhorias na ala vermelha, área de quimioterapia, enfermaria, ala de atendimento ambulatorial, recepção, clínica médica, além de criação de dez novos leitos. A fachada do hospital, que nunca foi reformada desde a construção do equipamento de saúde, também será totalmente revitalizada.

“Esse processo de modernização se iniciou há três anos e esse é o último passo de um projeto muito importante que vai ser implementado aqui no hospital. Se melhorarmos todo o sistema de saúde, mas o CHM não estiver trabalhando a contento, a impressão é que nada que fizemos teve efeito”, comentou o prefeito Paulo Serra. “Esse equipamento já foi símbolo de descaso, abandono, de falta de estrutura e investimento e é outro símbolo que queremos resgatar. Claro que ainda não está do jeito que a gente quer, mas já melhorou muito”.

Segundo o secretário de Saúde, Márcio Chaves, o processo de organização do sistema municipal de saúde vem sendo feito gradativamente. “Em um primeiro momento foi organizado a questão da urgência e emergência, porque as pessoas cobram a eficiência na resposta a dor e foram entregues três novas UPAs, além das entregas na Atenção Especializada e Atenção Básica, e com isso nós conseguimos diminuir esse tempo de resposta”, explicou o secretário de Saúde. “Gradativamente esse processo de modernização no sistema de saúde tem sido desenvolvido e hoje chegamos no CHM porque ele é principal equipamento de resposta às demandas da população”, concluiu.

Desde 2017 o Centro Hospitalar Municipal vem recebendo diversas intervenções. Logo no início da atual administração foi entregue o Hospital Dia, fechado na gestão anterior. O local  realiza cirurgias de baixa complexidade que permitem que o paciente passe pelo procedimento e tenha alta no mesmo dia, sem a necessidade de permanecer internado em observação. Posteriormente os pacientes retornam ao serviço para curativos e novas avaliações. Desde a inauguração foram realizadas 3.800 cirurgias no Hospital Dia.

Em 2018 foi entregue a reforma do Centro de Diagnósticos, que possibilitou o aumento do número de salas de ultrassonografia, que passaram de duas para quatro. O antigo tomógrafo foi substituído por um moderno equipamento que faz imagens 3D e foram revitalizadas as salas de raio-x, de ressonância e do espaço onde são realizados os exames de ecocardiograma adulto, ecocardiograma infantil e doppler vascular. Neste ano, dentre os espaços revitalizados foram entregues a Farmácia Satélite, Centro Médico de Especialidades, auditório, administração, além da nova ala da psiquiatria que proporcionou aumento de leitos do local.

A inauguração do Centro Médico de Especialidades do CHM levou a um salto significativo nos atendimentos realizados mensalmente. “Das mais de 300 consultas especializadas que eram realizadas por mês, nesse último mês foram feitas 15 mil. É um salto de qualidade e hoje buscamos a modernização do hospital. Além disso, vamos ampliar as vagas de UTI, passando para 302 leitos“, explicou o prefeito Paulo Serra.

Considerando as obras já entregues pela gestão no CHM e as obras de modernização que tiveram início nesta sexta-feira, os investimentos no hospital chegam a cerca de R$ 5 milhões.

 

Fachada do hospital, que nunca foi reformada desde a construção do equipamento de saúde, também será totalmente revitalizada. Foto: Reprodução