Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Santo André inicia obras da UPA Infantil Faisa

Com entrega prevista para o ano que vem, equipamento será o primeiro a prestar atendimento de perfil pediátrico no estado de São Paulo

Última atualização: 09/11/2019 22:56
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 09/11/2019
Compartilhar

Com entrega prevista para o ano que vem, equipamento será o primeiro a prestar atendimento de perfil pediátrico no estado de São Paulo

 

Com entrega prevista para o ano que vem, equipamento será o primeiro a prestar atendimento de perfil pediátrico no estado de São Paulo. Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima

 

A Prefeitura de Santo André iniciou na manhã deste sábado (09/11) as obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Infantil Faisa. O equipamento, além de resgatar um dos principais símbolos do município, será o primeiro a atender exclusivamente o perfil pediátrico no estado de São Paulo.

A unidade será instalada na rua das Figueiras, onde atualmente funciona a UPA Central, e terá capacidade para realizar cerca de 15 mil atendimentos ao mês.

“Estamos trabalhando no resgate dos grandes símbolos da cidade, como a Feira da Fraternidade, o Parque do Pedroso e Paranapiacaba. Agora estamos resgatando a Faisa, como parte de um amplo investimento em melhoria da qualidade e modernização da saúde”, comemorou o prefeito Paulo Serra. “Isso remete aos bons tempos de Santo André, a Faisa representa orgulho, carinho e atenção de uma cidade que começou a ser transformada e a gente sabe que esse trabalho não para mais”, completou.

Durante as obras de adequação, a UPA Central permanecerá prestando atendimento e, após a inauguração da UPA Infantil Faisa, prevista para o ano que vem, os pacientes de idade adulta serão direcionados para os outros equipamentos de urgência e emergência do município. A recém-inaugurada UPA Perimetral é a opção mais próxima, a um quilômetro de distância.

Será investido cerca de R$ 1 milhão para que o equipamento seja informatizado e modernizado com os padrões do programa Qualisaúde. O espaço será entregue com ambiente preparado para o público infantil, além de contar com recepção, cinco consultórios, duas salas de classificação de risco, 15 leitos na ala amarela, seis leitos na sala vermelha e quatro leitos no isolamento.

O investimento mensal para custeio do equipamento será de cerca de R$ 1,5 milhão, sendo metade desse valor proveniente de recurso federal.

“É com muita alegria que hoje damos início às obras deste equipamento. O prédio será todo reformulado e estruturado. Estamos em tratativas com o Ministério da Saúde para realizar o credenciamento como UPA infantil”, comentou o secretário de saúde, Márcio Chaves.

Histórico

Criada em 1967, a Faisa (Fundação de Assistência à Infância de Santo André) foi durante muitos anos referência na saúde infantil. A rede de atendimento chegou a contar com 11 ambulatórios descentralizados com capacidade de 6.000 consultas ao mês, além de dois serviços de urgência e emergência.

A primeira e principal unidade da Faisa contava com 20 leitos para internação de casos clínicos de urgência e emergência. Em 2005, esse prédio deu lugar a um Pronto Atendimento voltado a todos os públicos, que posteriormente se tornou a UPA Central.

Tags:faisaobrasPaulo Serraprefeitoprefeiturasanto andréupa infantil

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Lula critica Bolsonaro, que rebate e diz que petista continua com crimes nas costas
Próximo artigo S.Bernardo promove neste domingo feira de troca de brinquedos e livros

Últimas notícias

Homem é preso após ameaçar vizinho e fazer disparos em São Bernardo
Homem é preso após ameaçar vizinho e fazer disparos em São Bernardo
28/07/2025
Pedestre atropelado por moto na Faixa Azul causa colisão de outros veículos em Sto.André
28/07/2025
Taka visita fabricante de drone que será usado no combate aos pancadões em Diadema
Taka visita fabricante de drone que será usado no combate aos pancadões em Diadema
28/07/2025
Família e amigos se despedem de Clayton, vítima de disparos por PM após incidente de trânsito; indignação e clamor por justiça ecoam em meio à dor
Comoção e pedido de justiça marcam enterro de motorista morto por PM em Mauá
28/07/2025
Ribeirão Pires inaugura nova maternidade com capacidade para 120 partos por mês
Ribeirão Pires inaugura nova maternidade com capacidade para 120 partos por mês
28/07/2025

Recomendadas

São Bernardo reforça a frota com 10 ônibus, totalizando 65 novos veículos em 2025.
São BernardoCidades

São Bernardo reforça a frota com 10 ônibus, totalizando 65 novos veículos em 2025

28/07/2025
São Caetano celebra 148 anos com missa e bolo
São CaetanoCidades

São Caetano celebra 148 anos com missa e bolo

28/07/2025
GCM Mauá recupera moto roubada e encerra evento irregular no Jardim Oratório
MauáCidades

GCM Mauá recupera moto roubada e dispersa 500 pessoas em festa irregular

28/07/2025
Alexsandro Marques da Silva, de 49 anos,  ocorrido neste domingo (27/08) no bairro Campanário
DiademaCidades

Motociclista perde o controle do veículo e cai de viaduto da Imigrantes em Diadema

28/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?