Santo André inicia aulas de natação no Complexo Pedro Dell’Antonia
Espaço que abrigou Hospital de Campanha retoma vocação esportiva após ter salvo milhares de vidas
Espaço que abrigou Hospital de Campanha retoma vocação esportiva após ter salvo milhares de vidas
A Prefeitura de Santo André iniciou nesta semana as aulas do projeto Natação Total na reformada piscina olímpica do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia. As aulas são gratuitas e exclusivas para moradores da cidade.
O projeto marca a retomada das atividades esportivas do Complexo Pedro Dell’Antonia, que durante um ano e meio abrigou um Hospital de Campanha para atendimento de munícipes com Covid-19. Entre abril de 2020 e outubro de 2021, mais de 15 mil pacientes foram atendidos no local.
Os alunos do projeto Natação Total são munícipes a partir dos 7 anos, com aulas separadas por categorias: 7 a 9 anos, 10 a 12 anos, 13 a 17 anos, e adultos. As aulas acontecem em diversos horários, sendo às terças e quintas-feiras e às quartas e sextas-feiras, para cada grupo, das 6h30 às 21h30.
A metodologia de trabalho é aplicada em quatro níveis de aprendizagem, desde a iniciação até o desenvolvimento dos quatro estilos e a passagem para o pré-treino. Dependendo do desempenho, o aluno poderá futuramente compor equipes competitivas da cidade.
“Tenho certeza que vamos formar muitos atletas aqui, além de colaborar para a saúde e qualidade de vida dos andreenses. Vamos em frente para novas conquistas”, disse o prefeito Paulo Serra.
Foram efetivadas 2.500 inscrições pelo portal da Prefeitura. No dia 1º de abril, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, das 8h às 21h, o munícipe interessado poderá verificar as possíveis vagas remanescentes e como proceder para efetivar matrícula.
A Prefeitura ofereceu, por agendamento, a triagem médica para aqueles que não tinham condições de apresentar o atestado dermatológico solicitado.
Modernização
A piscina olímpica do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia foi entregue totalmente reformada pela Prefeitura de Santo André em 2021. O equipamento estava fechado desde 2014. As intervenções passaram pelas partes elétrica e hidráulica, cobertura, aquecimento, revestimento da piscina, reforma dos vestiários, reestruturação completa da sala de máquinas, pintura geral e instalação de iluminação em LED.
O espaço passou a contar com aquecimento a gás automatizado, com complementação solar, tratamento da água em ozônio (evitando ao usuário efeito alérgico) e um sistema de filtragem sustentável, que economiza cerca de 70 mil litros de água por semana e de 30% a 40% de produto químico.
Um dos objetivos da reforma foi adequar o equipamento esportivo para abrigar torneios nacionais e internacionais. O projeto contou com a consultoria de Ricardo Prado, ex-nadador, medalhista olímpico (prata em Los Angeles – 1984), campeão mundial e pan-americano, e que atualmente é diretor executivo da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).