VOLTAR
  • Esporte

Santo André inaugura segunda Escola Parque

 Equipamento localizado no Parque Erasmo Assunção oferece atividades de educação, cultura, esporte e lazer para a comunidade

  • Escola-Parque localizado no Parque Erasmo Assunção oferece atividades de educação, cultura, esporte e lazer para a comunidade.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/02/2020
  • Compartilhar:

 Equipamento localizado no Parque Erasmo Assunção oferece atividades de educação, cultura, esporte e lazer para a comunidade

 

Escola-Parque localizado no Parque Erasmo Assunção oferece atividades de educação, cultura, esporte e lazer para a comunidade. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

 

A Prefeitura de Santo André inaugurou nesta sexta-feira (31) mais uma Escola Parque, que oferece atividades de educação, cultura, esporte e lazer para a comunidade. O equipamento, que fica no Parque Erasmo Assunção, concentra Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), creche e centro comunitário, e passa a ser um novo espaço disponível para o uso da população.

Foram realizadas reformas nos equipamentos já existentes no local e instaladas novas estruturas. Na área verde externa foram plantadas 101 árvores, 135 arbustos, forrações diversas e grama, e implantados um Espaço PET com cercamento e equipamentos de recreação (rampa, gangorra, obstáculos com barra paralela e pneu). Também foram instalados novos equipamentos na academia ao ar livre.

“A entrega deste equipamento vem com o padrão de qualidade das unidades de ensino que estamos entregando para a população. Ainda temos mais cinco creches a serem entregues em breve e continuaremos investindo nesta região do segundo sudbdistrito”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Foram feitas ainda manutenção nos equipamentos de alongamento, reforma e pintura do conjunto de pergolados, reconstrução da pista de caminhada com demarcação de circuito de 300 metros, manutenção e pintura dos brinquedos e mobiliários, substituição de brinquedos, implantação de guarda-corpo nas escadas e colocação de areia nova nos playgrounds.

A Prefeitura realizou a manutenção do piso intertravado da academia ao ar livre, implantou dois redários, reformou a plataforma do playground e efetuou reforma da ponte metálica, remoção dos escorregadores de concreto nos taludes, pintura dos muros e muretas, implantação de dois painéis em madeira para fixação de vegetação em “cachepot” e reforma do portão de entrada de veículos.

A dona de casa Maria Auxiliadora Andrade aprovou a estrutura do Parque Escola. “Tenho dois netos que vão aproveitar o espaço com brincadeiras. Já eu vou fazer meus exercícios na academia ao ar livre”, comemorou.

As intervenções incluíram também implantação de mobiliários no playground da Emeief Luiz Gonzaga, criação do Espaço Horta, reforma do calçamento e drenagem da estrutura de escapes de área da piscina, implantação de iluminação, colocação de lixeiras, pintura de sinalização viária no entorno da Escola Parque e plantio de árvores na calçada do entorno.

A Emeief ganhou uma cobertura termoacústica, nova iluminação, novos pisos em salas de aula e na parte externa, reforma dos banheiros, portas novas revestidas em formica, pintura geral interna e externa e cobertura externa, forro em gesso acartonado, além da reforma do playground.

As melhorias na creche Gonzaguinha incluem colocação do piso emborrachado do playground, iluminação interna e externa, pintura geral, cobertura da rampa e acesso da unidade.

Na educação infantil e ensino fundamental, as unidades escolares que integram a Escola Parque – Parque Erasmo somam 1.007 alunos na Emeief Luiz Gonzaga, 37 deles com deficiência. A creche Gonzaguinha atende 146 crianças.

No Cesa (Centro Educacional de Santo André) Parque Erasmo foram realizadas intervenções como nova iluminação e pintura interna e externa, reforma de calçadas, vestiários e banheiros, gradil de segurança na piscina, reforma completa com piso, alambrados e iluminação das quadras coberta e descoberta, drenagem, base do campo com execução de gramado sintético e alambrado do campo.

 

Espaço no parque passou a contar com mais áreas verdes e recebeu reforma das quadras poliesportivas e pistas de caminhada. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

 

O aposentado José Lino viu a oportunidade de conviver mais com seus vizinhos. “Agora com tudo novo vamos ter mais opções para a garotada se divertir e gente de mais idade também”, afirmou.

No Cesa Parque Erasmo a Prefeitura ampliou de 8 para 22 o número de atividades complementares. A unidade está entre os seis maiores Cesas da cidade em número de atendimentos, com uma média de 4.800 atendimentos por mês em 2019.

Escola Parque Cata Preta – A primeira Escola Parque de Santo André foi inaugurada em 26 de abril de 2019. A unidade, onde já funcionavam uma Emeief, uma creche e um centro comunitário, foi totalmente revitalizada e ganhou um campo de futebol.

O espaço passou a contar com mais áreas verdes e recebeu reforma das quadras poliesportivas e pistas de caminhada, além de intervenções de paisagismo e mobiliário urbano. A creche Cata Preta, que faz parte da Escola Parque Cata Preta, foi inaugurada em 7 de abril de 2019, com capacidade para 350 crianças.