11 de agosto de 2022

Santo André inaugura mais uma creche para atender 320 crianças

Mais visitadas

 Unidade Jardim do Mirante II é a segunda de dez creches que serão entregues até 2020

 

creche
Unidade Jardim do Mirante II é a segunda de dez creches que serão entregues até 2020. Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima

 

 

A Prefeitura de Santo André inaugurou neste domingo (26/05) mais uma creche. A unidade Jardim do Mirante II, localizada na Rua Angra dos Reis, terá capacidade para atender aproximadamente 320 crianças, com idade entre zero e 3 anos. De acordo com a administração, essa é a segunda de dez unidades que a Prefeitura irá entregar até 2020, e que vai zerar o déficit de vagas no município.

Dentro de sua estrutura, o local abriga sete salas de aula, três berçários, sala multimídia, brinquedoteca e toda estrutura necessária, como lactário e lavanderia. Além do piso térreo, a nova creche contará com três pavimentos, seguindo o padrão estabelecido pelo programa federal Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil).

“Vamos criar mais de 3 mil vagas para zerarmos esse déficit de vagas na cidade. Estamos investindo muito na Educação. Entregamos uniforme, material e a nossa merenda voltou a ser uma merenda de qualidade. Essa creche não perde em nada para uma unidade particular e é esse o padrão qualidade que estamos trazendo pra o serviço público”, disse o prefeito Paulo Serra (PSDB).

A creche Jardim do Mirante II está entre as unidades que estavam com as obras paralisadas devido à falta de pagamento da contrapartida por parte da Prefeitura no programa Proinfância. Sem o investimento do município na obra, o governo federal (FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) interrompeu o envio de recursos para a cidade na gestão anterior.

Outras oito creches seguem sendo construídas simultaneamente: Guaratinguetá 1 (Jardim Alzira Franco), Guaratinuetá 2 (Jardim Alzira Franco), Jardim Santo André 1, Jardim Santo André 2, Mirante 1, Tamarutaca, Jardim Rina e Parque Erasmo, por meio do programa federal Proinfância, que estabelece ao Ministério da Educação a responsabilidade por 75% dos custos de cada creche, enquanto o município responde pelos 25% restantes. Cada creche será construída com investimento de cerca de R$ 6 milhões.

Essa creche, como todas as demais, estariam perdidas se não fosse o nosso prefeito ir à Brasília conseguir com que elas voltassem para o município no Proinfância. Teremos 320 vagas, 35% em período integral e os outros 65% em meio período. Essas creches são muito importantes porque as pessoas precisam ir trabalhar e precisam ter onde deixar essas crianças. Aqui, elas podem ter certeza de que vão deixá-las e elas serão atendidas com todo carinho, amor e dedicação que elas merecem”, afirmou a secretária de Educação, Dinah Zekcer.

O ajudante geral Cícero Cruz da Silva, de 44 anos, participou da inauguração e aprovou o que viu. “Eu achei maravilhoso esse trabalho que foi feito aqui, está tudo muito bonito. Antes de ter essa creche a gente tinha que levar as crianças lá do outro lado da cidade. Muitos pais desistiam porque a creche era muito longe. Agora, esse problema vai ser resolvido”, concluiu.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações