VOLTAR
  • Cidades

Santo André inaugura mais uma creche no Jardim Alzira Franco

Bairro ganha nova unidade com capacidade de atender 320 crianças de 0 a 3 anos; equipamento é o sexto entregue pela atual gestão

  • Santo André inaugura mais uma creche no Jardim Alzira Franco.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Redação
  • Publicado em: 09/02/2020
  • Compartilhar:

Bairro ganha nova unidade com capacidade de atender 320 crianças de 0 a 3 anos; equipamento é o sexto entregue pela atual gestão

 

Santo André inaugura mais uma creche no Jardim Alzira Franco. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

 

O Jardim Alzira Franco, em Santo André, ganhou uma nova unidade educacional neste sábado (08/02). A Prefeitura entregou para a população a creche Guaratinguetá I, com capacidade para atender 320 crianças de 0 a 3 anos. Esta é a sexta creche inaugurada pela atual gestão, de um total de dez que serão entregues até o final de 2020.

A creche inaugurada neste sábado é a segunda unidade que o Jardim Alzira Franco ganha em menos de um ano. Em junho de 2019 foi aberta a unidade Guaratinguetá II, com a mesma capacidade de atendimento. Juntos, os equipamentos resultaram na criação de 640 vagas para beneficiar as famílias da região.

“Pegamos uma cidade endividada, sem nenhuma capacidade de investir em política pública de qualidade, e que hoje tem condições de entregar à população equipamentos como esta creche, com padrão de excelência. Tão importante quanto a quantidade de vagas criadas é a qualidade que a nossa Educação tem, tanto no ensino infantil, quanto no fundamental”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Construída em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Proinfância, a creche Guaratinguetá I possui três patamares, onde estão distribuídas sete salas de aula, três berçários, sala multimídia e brinquedoteca, além de lactário e lavanderia.

Síndica de um conjunto habitacional do Jardim Alzira Franco e mãe de um menino de dois anos, Juliana Moreira fez questão de prestigiar a inauguração e destacou o impacto positivo da construção das creches nas famílias do bairro.

“Essas creches representam mais emprego para a comunidade. Uma creche particular é muito cara, o que faz com que nem sempre o pai ou mãe consiga trabalhar. Ter um lugar onde se pode deixar os filhos, sabendo que eles serão bem cuidados, é muito especial, e ajuda diretamente na renda”, afirmou Juliana, cujo filho estuda na creche Guaratinguetá II, entregue no ano passado.

Retomadas pela atual administração, as obras de construção das dez creches começaram a ser entregues em abril de 2019. Desde então, foram inauguradas as unidades Cata Preta (no bairro Cata Preta), Mirante II (no Jardim do Mirante), Guaratinguetá I e II (no Jardim Alzira Franco), creche Eloá Cristina Pimentel da Silva (no Jardim Santo André) e creche Jardim Rina.

Cada uma das creches está sendo construída com investimento de R$ 6 milhões. Até o final do ano serão entregues as unidades Jardim Santo André II, Mirante I, Tamarutaca e Jorge Beretta.

“Temos orgulho de entregar para a população de Santo André essa obra maravilhosa”, comemorou a secretária de Educação, Dinah Zekcer. “As equipes da Educação têm muito valor, os professores se esforçam muito. Tudo o que fazemos é para nossas crianças, para aquelas progridam”, finalizou.

Investimentos

As realizações da Prefeitura de Santo André no Jardim Alzira Franco não acontecem apenas na área da Educação. No ano passado, a administração retomou as obras da Unidade de Saúde da Família que começou a ser construída em 2011, mas que teve as obras paralisadas poucos meses depois de iniciada.

O equipamento, localizado na rua Asa Branca, está sendo construído dentro dos padrões do programa Qualisaúde e terá quatro equipes de Estratégia Saúde da Família. O investimento na obra é de R$ 1 milhão.