VOLTAR
  • Cidades

Santo André implanta faixa de pedestres em tamanho estendido

DET fez pintura na rua Luís Pinto Flaquer no espaço que vai interligar a rua Coronel Oliveira Lima ao novo calçadão da rua Senador Flaquer

  • DET fez pintura de faixas de pedestres estendidas rua Luís Pinto Flaquer no espaço que vai interligar a rua Coronel Oliveira Lima ao novo calçadão da rua Senador Flaquer.
    Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/07/2021
  • Compartilhar:

DET fez pintura na rua Luís Pinto Flaquer no espaço que vai interligar a rua Coronel Oliveira Lima ao novo calçadão da rua Senador Flaquer

DET fez pintura de faixas de pedestres estendidas rua Luís Pinto Flaquer no espaço que vai interligar a rua Coronel Oliveira Lima ao novo calçadão da rua Senador Flaquer. Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima

O Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) da Prefeitura de Santo André implementou uma faixa de pedestres em tamanho estendido na rua Luís Pinto Flaquer, no Centro, local que interligará a rua Coronel Oliveira Lima ao novo calçadão da rua Senador Flaquer, próximo ao Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes. Esta sinalização vai proporcionar maior segurança viária aos pedestres e aos motoristas que circulam neste espaço, devido à grande visibilidade que é proporcionada.

A nova faixa de pedestres foi pintada com cerca de 20 metros de extensão, medida superior ao tamanho padrão das demais sinalizadas na cidade, que é de quatro metros. Todo o entorno é composto por uma área de grande circulação de pedestres todos os dias, seja pela concentração de comércios ou com a circulação do transporte público, já que grande parte das linhas de ônibus municipais da cidade passam pela região e levam a vários bairros.

O DET mantém equipes realizando a manutenção de todas as faixas de pedestres da cidade, sempre focado na segurança e na redução dos índices de acidentes de trânsito, sobretudo nos casos que geram vítimas. Esse trabalho acontece de maneira preventiva nos bairros, nas grandes avenidas e regiões com grande circulação de pessoas. O munícipe pode solicitar a manutenção da sinalização horizontal por meio do aplicativo Colab, disponível nas plataformas digitais dos smartphones ou ainda pelo telefone 0800-0191944.

Revitalização – O projeto de intervenção no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes prevê a reforma, recuperação e preservação das estruturas e dos elementos protegidos pelo tombamento deste equipamento público histórico. A intervenção tem como objetivo a recuperação e a reocupação do edifício, importante referência cultural e espaço de sociabilização de Santo André.

O projeto trabalha com o conceito de praça coberta para permitir o trânsito do público. O trabalho executa a recuperação e valorização dos elementos existentes identificados como de interesse na preservação da memória. Além disso o novo equipamento público se tornará um importante espaço multiuso para a população.