VOLTAR
  • Cidades

Santo André faz operação para combater irregularidades em ferros-velhos

Ação integrada ocorreu nesta segunda-feira em seis estabelecimentos Para combater irregularidades e a receptação de materiais de forma ilegal, a Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Controle Urbano, o Semasa (Serviço  Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal), realizaram nesta segunda-feira (28/06) uma operação em seis […]

  • Ação integrada ocorreu nesta segunda-feira em seis ferros velhos.
    Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 29/06/2021
  • Compartilhar:

Ação integrada ocorreu nesta segunda-feira em seis estabelecimentos

Ação integrada da GCM e do Semasa ocorreu nesta segunda-feira em seis ferros velhos. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

Para combater irregularidades e a receptação de materiais de forma ilegal, a Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Controle Urbano, o Semasa (Serviço  Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal), realizaram nesta segunda-feira (28/06) uma operação em seis ferros-velhos da cidade. A ação, que contou com a participação da Polícia Civil, faz parte de uma força-tarefa para coibir a receptação de itens e peças furtadas, como grelhas de ferro, tampões de ferro usados em poços de visita, fios de cobre, entre outros.

Em vistoria aos locais, dois estabelecimentos foram lacrados, dois foram notificados para regularização da documentação e dois estavam fechados no momento da abordagem. Os pontos foram mapeados pela GCM e a operação percorreu os bairros Vila Palmares, Paraíso, Vila Bastos e Valparaíso. A expectativa é incluir outros estabelecimentos ao longo dos próximos dias.

Desde o início do ano o município tem registrado episódios frequentes de furtos a equipamentos de ferro utilizados nos sistemas de drenagem, como ralos grelha e tampões. No último mês, 76 objetos destes foram subtraídos em diversos pontos da cidade.

Além da operação desta segunda-feira, o Semasa já entregou panfletos à população orientando munícipes e comerciantes para que não comprem ou vendam ralos grelhas. Tal ato configura-se crime, previsto no Código Penal – artigo 180. Caso a população verifique a ausência desses dispositivos ou flagre casos de furtos, a orientação é para ligar na Central de Atendimento do Semasa (0800-4848-115 e 4433-9300), mandar mensagem por meio do site (Fale Conosco) ou ainda ligar para a GCM (153 ou 4428-1700).

Em vistoria aos locais, dois estabelecimentos foram lacrados, dois foram notificados para regularização da documentação e dois estavam fechados no momento da abordagem. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio