VOLTAR
  • Cidades

Santo André entrega obras de reurbanização no Núcleo dos Eucaliptos

Intervenções incluem pavimentação de vias, instalação de campo de grama sintética e criação de área de convivência

  • Intervenções incluem pavimentação de vias, instalação de campo de grama sintética e criação de área de convivência.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Redação
  • Publicado em: 08/03/2020
  • Compartilhar:

Intervenções incluem pavimentação de vias, instalação de campo de grama sintética e criação de área de convivência

 

Intervenções incluem pavimentação de vias, instalação de campo de grama sintética e criação de área de convivência. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

 

A Prefeitura de Santo André entregou neste domingo (8) as obras de reurbanização do Núcleo dos Eucaliptos. As intervenções foram realizadas pela Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos e incluem diversas melhorias na região.

Entre as novidades está a criação de um campo com grama sintética, com alambrado e iluminação em LED em todo o entorno. A Prefeitura também realizou a pavimentação das vias internas do Núcleo, implantou uma área de convivência com bancos e mesas, criou uma área de lazer com playground e plantou dez árvores nativas.

Além disso, foi feita a readequação do sistema de coleta de lixo na comunidade, que agora conta com uma estrutura especial para depósito de material orgânico e reciclável, eliminando o uso de caçambas.

“Com nosso trabalho estamos proporcionando dignidade e qualidade de vida para a nossa gente. São dezenas de núcleos que estão recebendo nossa atenção e melhorias de reurbanização. Agora é essencial que todos cuidem dessa conquista e zelem para que possam aproveitar da melhor maneira possível”, destacou o prefeito Paulo Serra.

O investimento para a realização de todas as melhorias no Núcleo dos Eucaliptos foi de cerca de R$ 1,5 milhão. As novas intervenções no local se somam às melhorias já entregues na primeira etapa de reurbanização da comunidade, realizada no início da atual administração.

Na primeira fase de intervenções, o sistema de iluminação foi totalmente modernizado. Um muro de contenção também foi construído, além de uma nova escadaria para facilitar o acesso dos moradores. A comunidade ganhou ainda novas ligações iniciais de água e esgoto.

Representando os moradores do Núcleo dos Eucaliptos, Adauto Farias de Souza destacou a realização para a comunidade durante a inauguração das obras. “Moro aqui há dez anos e me emociono de lembrar o quanto aqui evoluiu e cresceu. De uns três anos para cá recuperamos a dignidade dos moradores daqui”, comemorou.

Localizado no bairro Cata Preta, o Núcleo dos Eucaliptos recebe também outras ações realizadas pela Prefeitura de Santo André. O local é uma das comunidades beneficiadas pelo Moeda Verde, programa criado para estimular as famílias a trocarem resíduos recicláveis por alimentos. A cada cinco quilos de recicláveis entregues, o morador recebe um quilo de frutas, legumes e verduras.

Desde que o Moeda Verde chegou na comunidade, em setembro de 2018, mais de 12 toneladas de resíduos foram trocadas por alimentos. O programa é uma realização do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade.