VOLTAR
  • Variedades

Santo André entrega 382 óculos para alunos da rede municipal

Estudantes passaram por avaliações oftalmológicas em três forças-tarefas realizadas durante o ano

  • Santo André entrega 382 óculos para alunos da rede municipal.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 27/11/2022
  • Compartilhar:

Estudantes passaram por avaliações oftalmológicas em três forças-tarefas realizadas durante o ano

aluno com óculos

Santo André entrega 382 óculos para alunos da rede municipal. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

O programa Educando com Visão, fruto de parceria das secretarias de Educação e Saúde de Santo André com o Rotary Club, entregou 382 óculos para alunos de escolas municipais neste domingo (27). A entrega, que encerrou as ações do projeto neste ano, aconteceu no Camp Piero Pollone, no Jardim Ana Maria.

No total, 1,1 mil estudantes foram selecionados para passar por avaliação oftalmológica nos últimos meses no Centro de Especialidades Joaquim Távora, na Vila Assunção. As crianças foram indicadas por professores e equipes gestoras das Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental), que recebem treinamento específico para identificar os estudantes com problemas de visão e encaminhá-los para as forças-tarefa do programa.

“Foram atendidas 1,1 mil crianças no nosso Centro de Especialidades Joaquim Távora para avaliação oftalmológica, onde foram identificadas 382 crianças com a necessidade do uso de óculos, e, hoje, finalizamos essa linda ação de cuidado. É gratificante ver a alegria das nossas crianças em enxergar o mundo mais colorido”, destaca a biomédica e diretora de Atenção à Saúde de Santo André, Luciane Suzano Pereira Cunha.

Desde sua criação, em 2004, o Educando com Visão já realizou mais de 5 mil exames oftalmológicos e auxiliou na correção de problemas visuais de aproximadamente 3 mil crianças. A iniciativa tem apoio do Rotary Club Santo André Norte, que participa de toda a execução do programa e da aquisição dos óculos, com os recursos arrecadados durante a Festa Alemã.

“Temos amigos rotarianos que são professores e identificaram essa defasagem dos alunos do primeiro ano em razão de problemas oftalmológicos e foi a partir daí que criamos o Educando com Visão. Em razão da pandemia nos últimos dois anos não realizamos o projeto e estamos felizes por retomar. Neste ano ampliamos o número de escolas contempladas e queremos incluir cada vez mais alunos no programa”, comenta o presidente do Rotary Club Santo André Norte, Marco Precinoti.

Coordenadora da iniciativa, Maira Moura comemorou o sucesso do programa. “Satisfação muito grande em concluir mais esse projeto. Chegamos à 18ª edição e cada vez conseguimos incluir mais pessoas. Esse ano, além dos testes de acuidade visual, fizemos o mapeamento de retina em todas as crianças. Foi uma avaliação super completa e cada óculos que está no rosto destas crianças tem uma qualidade muito boa”, enfatiza Maira.

Os óculos foram entregues nominalmente para cada criança e no próprio ginásio já foram feitos os ajustes para que a peça fique firme na cabeça de cada aluno. Maria Cristiane Soares Mendes, 37 anos, moradora do Jardim Cipreste, contava os dias para a filha, Maria Isabelle Soares Mendes, 10 anos, receber o óculos. “Estou muito feliz porque ela estava precisando muito e eu não teria condições de pagar por um óculos com essa qualidade. Eu ficava triste porque sabia que ela precisava e hoje conseguimos resolver esse problema”, diz.