VOLTAR
  • Variedades

Santo André entrega 2ºAmbulatório de Campanha para síndromes gripais

Equipamento foi instalado na Associação dos Servidores do Semasa e oferecerá atendimento 24 horas para pessoas com mais de 18 anos

  • Santo André entrega 2ºAmbulatório de Campanha para síndromes gripais.
    Foto: Divulgação/PSA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/01/2022
  • Compartilhar:

Equipamento foi instalado na Associação dos Servidores do Semasa e oferecerá atendimento 24 horas para pessoas com mais de 18 anos

recepção de ambulatório de campanha

Santo André entrega 2ºAmbulatório de Campanha para síndromes gripais. Foto: Divulgação/PSA

Santo André segue implantando diversas estratégias para ampliar o cuidado oferecido às pessoas com síndromes gripais. Nesta sexta-feira (28/01), a Prefeitura entregou mais um Ambulatório de Campanha com atendimento 24 horas. O espaço, que foi instalado na Associação dos Servidores do Semasa, possui 20 consultórios para oferecer atendimento especializado e realiza testagem imediata, exames de tomografia e raio-x, de acordo com a avaliação médica. A entrada é pela Avenida Dom Pedro I, 3.000, na Vila Pires.

O espaço conta com cerca de 200 funcionários, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos e assistentes sociais. O ambulatório conta com tomógrafo e realiza dispensação de medicação e testagem rápida, mediante indicação médica. Para ser atendido no local é necessário apresentar o cartão do SUS, documento com foto e comprovante de residência indicando que o paciente é morador de Santo André.

Após passar pela recepção, os pacientes são direcionados para salas de classificação de risco, momento em que são testados para o diagnóstico de Covid-19 ou Influenza. Após o resultado, os pacientes são direcionados para salas de espera separadas, para que os munícipes com diferentes doenças não compartilhem o mesmo ambiente. As áreas dos consultórios, medicação ou de dispensação de medicamento também são separadas, de acordo com o diagnóstico do paciente.

“Mais um ambulatório para tratar exclusivamente os pacientes sintomáticos de síndrome gripal na cidade. Estrutura montada para atender 24 horas, com avaliação médica, testagem, exames de imagem e medicação”, enfatizou o prefeito Paulo Serra.

O secretário de Saúde, Márcio Chaves Pires, disse sobre a importância de a população manter cuidados para evitar a disseminação do coronavírus, como utilização de máscaras e adoção de medidas não farmacológicas, com uso de álcool gel e evitando aglomeração.

“Isso é fundamental para que possamos vencer mais essa etapa. A grande maioria dos internados na UTI é formada por pessoas que não tomaram ou não completaram o esquema vacinal, por isso o esforço da rede pública em estimular a vacinação. A vacina não impede a contaminação, mas impede que a doença agrave. A Covid-19 é uma doença coletiva, não basta você ter seu cuidado pessoal, além de você, as outras pessoas precisam se cuidar no seu entorno”, explicou.

O Ambulatório de Campanha inaugurado nesta sexta conta ainda com sala de estabilização montada com oxigênio, kit de intubação e ambulância à disposição para realizar a transferência do paciente, caso haja necessidade de internação.

Estrutura

Com responsabilidade e planejamento, Santo André se estruturou para vencer a batalha contra a Covid-19. Nesta semana a cidade passou a contar com dois ambulatórios exclusivos para atendimento de síndromes gripais. A abertura dos novos consultórios equivale à inauguração de seis UPAs, em relação à capacidade de atendimento.

Nos três primeiros dias de funcionamento, o ambulatório localizado na UFABC (Universidade Federal do ABC) realizou 1.065 atendimentos. Entre as pessoas que realizaram o teste, 90% apresentaram resultado positivo para Covid-19.

Dentre as diversas estratégias adotadas ao longo da pandemia, Santo André foi a primeira cidade da região a montar hospitais de campanha. Em quase dois anos de pandemia, Santo André foi um dos poucos municípios onde não faltaram leitos para os internados. Ao todo, mais de 25 mil altas médicas foram registradas na cidade.

Santo André se mantém estruturada para o atendimento de pacientes com Covid-19 e síndrome gripal. Na área hospitalar, além do CHM (Centro Hospitalar Municipal), que atualmente está com a taxa geral de ocupação em 43%, há o Hospital da Mulher para receber pacientes que necessitem de internação por complicações decorrentes do coronavírus. A cidade conta ainda com um Centro de Enfrentamento à Covid-19 e o suporte de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Vacinação

O avanço na vacinação tem sido um forte aliado no combate à Covid-19. Até o momento, mais de 1,4 milhão de doses foram aplicadas em Santo André e o agendamento segue aberto paras primeira dose de crianças com idade entre 5 e 11 anos sem comorbidades, doses de reforço, além de imunização de munícipes que receberam a segunda dose da vacina há mais de quatro meses. Também é possível agendar aplicação da quarta dose para imunossuprimidos.