Santo André encerra primeira edição do Festival Sabores da Cidade
Durante quase um mês, público conferiu as ofertas e novidades disponibilizadas pelos mais de 90 estabelecimentos do setor gastronômico participantes do Festival Sabores da Cidade
Durante quase um mês, público conferiu as ofertas e novidades disponibilizadas pelos mais de 90 estabelecimentos do setor gastronômico participantes do Festival Sabores da Cidade
Terminou na última terça-feira (11/06) a primeira edição da iniciativa que mobilizou o segmento da gastronomia de Santo André desde o dia 13 de maio: o Festival Sabores da Cidade – 471 Motivos para Amar Santo André. Ao todo, 94 estabelecimentos aderiram à proposta da Prefeitura de Santo André e colocaram em seus cardápios um combo ou prato especial para o Festival, com preço promocional e, de preferência, com um nome que fizesse referência a algum aspecto do município, que completou 471 anos em abril.
“Ao longo dos últimos anos, Santo André se tornou o maior polo gastronômico da região metropolitana de São Paulo, atraindo investimentos nos mais variados tipos de estabelecimentos, desde cafeterias, a hamburguerias, sorveteria, bares e restaurantes. Os números do Festival apenas reforçam e comprovam a grandiosidade e a importância desse setor na economia da cidade e da região”, destacou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego Evandro Banzato.
A ideia abraçada pelos estabelecimentos virou curiosidade da população, não só de Santo André como da região, e a página do Festival de Sabores na internet contou com mais de 30 mil acessos desde o primeiro dia de evento, em 13 de maio. Além disso, em um movimento inédito na cidade, 16 influenciadores realizaram 150 visitas a restaurantes que geraram mais de mil conteúdos nas redes (stories, posts e reels), contribuindo para o sucesso do evento.
A movimentação no setor provocada pelo Festival resultou ainda no aumento da média de acessos do Portal de Turismo de Santo André, que triplicou durante o período, chegando a 920 mil acessos totais até o último dia do evento.
Um dos caminhos para o acesso às informações do Sabores da Cidade, o Portal de Turismo de Santo André reúne as opções de lazer e programação cultural da cidade, além de conter informações sobre onde se hospedar, centros de compras, locação de automóvel, alternativas de bares com música ao vivo, restaurantes e muito mais. O portal pode ser acessado por meio do site https://www3.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre/
“Recebemos muitos contatos de retorno dos estabelecimentos participantes nos comunicando que o Festival potencializou o número de clientes, atraindo novos visitantes, inclusive de outra cidade. Esse resultado final não só atesta a importância desse setor como nos anima para ações futuras, que com certeza terão ainda mais participantes”, acrescentou Banzato.
A efervescência do setor provocada pelo Festival Sabores da Cidade resultou ainda em um aumento na oferta de atividades de capacitação para profissionais do segmento. Entre os dias 13 de maio e 11 de junho, foram realizadas nove palestras voltadas para os estabelecimentos participantes.
Realizada pela Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, o Festival Sabores da Cidade contou com a parceria de Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), grupo Betel Serviços, Sebrae, Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), Um mais Humm (livro de desconto) e Sintragastroh (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Gastronomia, Alimentos Preparados, Bebidas a Varejo e meios de Hospedagem de Santo André, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires).