Santo André define no primeiro turno e elege candidato de Paulinho Serra
Gilvan Ferreira Junior, candidato do governo, disparou com mais de 60% dos votos e assumirá a cidade pelos próximos quatro anos
Gilvan Ferreira Junior, candidato do governo, disparou com mais de 60% dos votos e assumirá a cidade pelos próximos quatro anos
Os eleitores de Santo André definiram, já em primeiro turno, o novo prefeito da cidade: Gilvan Ferreira de Souza Junior (PSDB) governará pelos próximos quatro anos. Com disparados 221.308 votos (60,98%) – às 19h51 e com 99,94% das urnas apuradas –, o tucano apoiado pelo atual prefeito Paulinho Serra vai dar continuidade ao mandato do antecessor.
A petista Bete Siraque foi a segunda colocada com 15,88% dos votos (e o aval de 57.639 eleitores). O atual vice Luiz Zacarias (PL), que rachou com o grupo do prefeito, ficou em terceiro com 11,36% (41.210 votos). Eduardo Leite (PSB) obteve 9,70% (35.191), Edson Sardano (Novo) somou 1,96% (7.107 votos) e Clenilza (PCO), 0,12% (439 votos).
Gilvan tem 31 anos e é andreense desde os três meses de vida. Viveu e criou suas raízes na Vila Homero Thon e iniciou sua vida profissional na Vila Assunção. Logo aos 18 anos casou-se com Jéssica Roberta e é pai de dois meninos: Enzo e Pietro. É graduado em Gestão de Recursos Humanos e desde 2015 tem se especializado em gestão pública e graduado em Direito.
Gilvan iniciou sua trajetória na vida pública em 2016, quando, a convite de Paulo Serra, então candidato a prefeito de Santo André, trabalhou na coordenação da vitoriosa campanha eleitoral. Já no primeiro ano de gestão de Paulo Serra, em 2017, Gilvan integrou a equipe de governo em cargos estratégicos, adquirindo profunda experiência na gestão e a confiança de toda a equipe do Governo Paulo Serra.
Atuou como Secretário de Planejamento e Licenciamento, foi Diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diretor de Controle Urbano, Secretário Adjunto de Desenvolvimento e Geração de Emprego, e ainda superintendente do Semasa.
Em janeiro de 2023, assumiu a Secretaria de Saúde de Santo André, onde enfrentou desafios com as consequências da pandemia Covid-19 e implementou diversos programas de sucesso. Lançou o maior centro médico de especialidades dentro de um shopping no Brasil, o Poupatempo da Saúde, localizado no Atrium Shopping.
Deixou a Secretaria de Saúde para comandar a Secretaria de Ações Governamentais, e então se tornar o pré-candidato a prefeito.