Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Santo André cria projeto para trocar resíduos orgânicos por hortaliça ou composto

 Projeto Baldinho Verde é uma novidade que acontece na Vila Guiomar, em um espaço de educação ambiental que incentiva e oferece práticas sustentáveis

Última atualização: 15/05/2025 23:34
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 15/05/2025
Compartilhar
Santo André cria projeto para trocar resíduos orgânicos por hortaliça ou composto
Santo André cria projeto para trocar resíduos orgânicos por hortaliça ou composto. Foto: Divulgação

Na cidade de Santo André, os resíduos recicláveis são sinônimo de comida na mesa há quase oito anos, graças ao programa Moeda Verde, que troca esses materiais por hortifrútis. E, recentemente, chegou a vez de os orgânicos ganharem um novo destino e servirem de moeda para a aquisição de hortaliças ou composto, também conhecido como adubo, com o projeto Baldinho Verde.

Por meio desta ação, que funciona dentro do Quintal Verde, um espaço de educação ambiental que fica na Vila Guiomar, munícipes podem trocar restos de alimentos não processados, ou seja, que não foram submetidos a procedimentos industriais, por hortaliças, como alface, escarola, catalonha e agrião.

Outra opção é levar para casa o composto que é produzido com o processo de decomposição da matéria orgânica desses resíduos, transformando-os em adubo natural para servirem de nutrientes para plantas.

“O Baldinho Verde é mais uma importante política pública socioambiental de Santo André para incentivar e promover a prática de ações sustentáveis, contribuindo para inserir novamente os orgânicos à cadeia produtiva e aproveitar os seus valores nutricionais, além de diminuir o volume de resíduos que é destinado ao Aterro Sanitário Municipal e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera”, explica Edinilson Ferreira dos Santos, secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.

As trocas do projeto na Vila Guiomar ocorrem na Rua Marquês de Caravelas, 51, sempre às quintas-feiras, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. A iniciativa está na terceira edição e é destinada apenas para os moradores da região – a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa, projeta levar o projeto para mais nove locais.

Números

Por dia, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) coleta, em média, cerca de 18.500 toneladas de resíduos orgânicos, o que corresponde, aproximadamente, a 222.000 toneladas ao ano.

Grande parte desses materiais poderia ser reaproveitada– segundo o último estudo gravimétrico da autarquia (2022), 27% dos resíduos encontrados na fração orgânica são secos, que deveriam ter sido destinados à coleta seletiva, e 48% são úmidos, isto é, compostáveis. Os outros 25% são rejeitos – não servem para nenhum tipo de reciclagem.

Quando os resíduos secos, como papel, papelão, vidro e metal, são misturados aos úmidos, ocorre a contaminação desses materiais, fazendo com que eles não sejam reaproveitados. Além disso, o tempo de operação do aterro se esgota de forma mais ágil.

A aposentada Cleide Galli, moradora da Vila Guiomar há quase 27 anos, comenta que mais da metade dos seus resíduos orgânicos pode ser destinada ao Baldinho Verde, já que ela é vegetariana. “Eu quase não desço lixo no prédio. A maioria vem pra cá. Eu mesma trouxe cinco sacolas de orgânicos, como cascas de frutas, sementes, borra de café e restos de verduras. Antes, colocava na coleta porta a porta”, explica. Além de hortaliças, os participantes podem escolher por trocar por composto líquido (biofertilizante) ou sólido.

Quintal Verde

O projeto Baldinho Verde fica em um espaço de educação ambiental que é pioneiro em Santo André para incentivar a compostagem, a agricultura sustentável, a reciclagem, o plantio de ervas e hortaliças e a reutilização da água da chuva e da energia solar: o Quintal Verde.

Construído com acessibilidade para pessoas cadeirantes, com deficiência visual e mobilidade reduzida, é lá que o Semasa implantou um pátio de compostagem que recebe os materiais orgânicos entregues pelos moradores da Vila Guiomar, além de resíduos de feiras livres da região e até restos de galhos e folhas secas dos parques urbanos da cidade, para transformá-los em adubo.

O local é aberto à visita monitorada para escolas, instituições assistenciais, grupos técnicos e munícipes de Santo André. Mais informações sobre o Quintal Verde, bem como o Baldinho Verde e outras atividades que ocorrem no espaço, estão disponíveis no site do Semasa, ou diretamente em https://l1nk.dev/QuintalVerde.

Tags:compostohortaliçaprojetoresíduos orgânicossanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Ação conjunta de equipes especializadas da GCM e PM desdobra Operação Força Total em São Bernardo Ação conjunta de equipes da GCM e PM desdobra Operação Força Total em São Bernardo
Próximo artigo Jogos da Melhor Idade 2025 conta com 173 atletas de São Bernardo Jogos da Melhor Idade 2025 conta com 173 atletas de São Bernardo

Últimas notícias

Smart Sanca é decisivo em localizar e resgatar com segurança menina de 12 anos perdida no Parque Linear Kennedy
Smart Sanca é decisivo em localizar e resgatar menina de 12 anos perdida em parque
30/07/2025
Instrutor do "Patins na Tenda" lidera ranking mundial de patinação
Instrutor do “Patins na Tenda” lidera ranking mundial de patinação
30/07/2025
Sinalização visual das áreas de mananciais avança no Grande ABC
Sinalização visual das áreas de mananciais avança no Grande ABC
30/07/2025
GM e Parque Tecnológico de Santo André lançam novo desafio de inovação focado em segurança operacional
GM e Parque Tecnológico de Santo André lançam desafio focado em segurança operacional
30/07/2025
Grupos nas UBSs de São Bernardo promovem saúde, qualidade de vida e socialização
Grupos nas UBSs de São Bernardo promovem saúde, qualidade de vida e socialização
30/07/2025

Recomendadas

GCM Mauá recupera veículo roubado por meio da Muralha de Segurança Inteligente
MauáCidadesDestaque 1

GCM Mauá recupera veículo roubado por meio da Muralha de Segurança Inteligente

30/07/2025
HB20 clonado é recuperado em Santo André após alerta do COI
Santo AndréCidadesDestaque 2

HB20 clonado é recuperado em Santo André após alerta do COI

30/07/2025
Disparo acidental de policial fere jovem de 19 anos em Mauá
MauáCidades

Disparo acidental de policial fere jovem de 19 anos em Mauá

30/07/2025
Polícia Militar flagra 14 maquinhas de jogos de azar em bar de São Bernardo
São BernardoCidades

Polícia Militar flagra 14 maquinhas de jogos de azar em bar de São Bernardo

30/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?