VOLTAR
  • Cidades

Santo André aumenta rondas em escolas e amplia vigilância com câmeras

Viaturas da GCM e da Polícia Militar reforçam atuação no entorno das unidades, que são monitoradas por 1,3 mil equipamentos interligados ao COI

  • Santo André aumenta rondas em escolas e amplia vigilância com câmeras.
    Foto: Divulgação/PSA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 14/04/2023
  • Compartilhar:

Viaturas da GCM e da Polícia Militar reforçam atuação no entorno das unidades, que são monitoradas por 1,3 mil equipamentos interligados ao COI

central de monitoramento

Santo André aumenta rondas em escolas e amplia vigilância com câmeras. Foto: Divulgação/PSA

A Prefeitura de Santo André aumentou as rondas nas escolas da cidade, realizadas pela GCM (Guarda Civil Municipal) em parceria com a Polícia Militar. Além disso, a cidade ampliou o monitoramento por imagens nas escolas da rede municipal, que já contam com 1,3 mil câmeras, instaladas em 95% das unidades.

Até o final do mês, serão instaladas mais 200 equipamentos, o que levará à cobertura de toda a rede. Ainda em abril, portanto, a cidade contará com 1,5 mil câmeras em funcionamento nas escolas. As imagens são acompanhadas em tempo real no COI (Centro de Operações Integradas) por GCMs e policiais.

As ações fazem parte de um pacote de segurança anunciado nesta quinta-feira (13) pelo prefeito Paulo Serra. As medidas foram detalhadas em reunião do Comitê Integrado de Segurança realizada na sede do COI, com representantes das polícias Militar e Civil, além das secretarias de Educação e Segurança Cidadã.

“Praticamente todas as escolas estão cobertas com o monitoramento e conectadas ao Centro de Operações Integradas. Nós começamos essa medida de segurança desde o ano passado e, neste momento, é um importante instrumento para tranquilizar os pais”, destaca o prefeito Paulo Serra.

Também faz parte do pacote de ações a criação de grupos permanentes de monitoramento e diálogo entre diretores, professores, funcionários e conselho de escola com a participação de pais e mães.

Outra medida é a ampliação do Con_Viver Bem, programa já existente na cidade que disponibiliza psicólogos e apoio emocional para professores, alunos, equipes gestoras e a comunidade escolar.

Ainda como parte da série de ações está a instalação de botão do pânico em todas as unidades escolares e uma campanha de conscientização para que não sejam divulgadas ameaças e ataques nas redes sociais ou pelo WhatsApp. A recomendação é encaminhar todas as informações apenas para forças de segurança e autoridades.

“Estamos atentos junto às forças de segurança pública que estão empenhadas neste sentido e vamos seguir nessa linha. Reforçar a presença na porta das escolas, dar visibilidade nas ações que já estão acontecendo e, acima de tudo, focar no monitoramento e nos serviços de inteligência. Além disso é importante intensificar o envolvimento e o diálogo com a comunidade para repassar as orientações e receber denúncias e sugestões”, finaliza o prefeito.

O prefeito reforça ainda que as ações que estão acontecendo são importantes, mas a interação dos filhos com os pais é essencial para evitar episódios de violência. “É importante ter um olhar diferenciado na relação com os pais e as crianças. É preciso que o contato seja retomado, com fortalecimento do vínculo e das conversas. O que temos visto é muito mais um problema sociológico do que de segurança”, pontua.

Camilo Peduti – Nesta quinta-feira, o prefeito Paulo Serra realizou a entrega da ampliação da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Camilo Peduti, em Utinga. A unidade de ensino é uma das 17 escolas estaduais que foram municipalizadas desde 2022.

“Esta é a primeira unidade municipalizada que entregamos com reforma e ampliação. E todas as demais também serão contempladas. Entregaremos oito intervenções este ano e mais oito em 2024. Vamos trabalhar para que se mantenham cada vez mais próximas do padrão que temos na cidade”, enfatiza o prefeito Paulo Serra.

Com as intervenções, a unidade de ensino passa a contar com mais quatro salas, além de banheiros adaptados e cobertura para interligar a entrada às novas salas e ao pátio da unidade escolar.

As obras realizadas para atender a demanda do local, referente às vagas do Ensino Fundamental, incluem ainda entrega de quadra poliesportiva e playground.

A aluna Lorena Rodrigues Evangelista, de 8 anos, aprovou a novidade. “Já me vejo aproveitando os brinquedos e a sala nova. Adorei demais a visita do prefeito hoje e aproveitei para conversar com ele e conhecer a primeira-dama”, comemora a simpática estudante.